Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1130
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação financeira na formação profissional e tecnológica |
Título(s) alternativo(s): | Financial literacy in Professional and technological education |
Autor(es): | Costa, Marcos Antônio Andrade da |
Primeiro Orientador: | Vieira, Timóteo Madaleno |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Timóteo Madaleno |
metadata.dc.contributor.referee2: | Parreira, Gizele Geralda |
metadata.dc.contributor.referee3: | Rosal, Cláudia Regina |
Resumo: | No Brasil, os estudos sobre finanças pessoais tornaram-se mais oportunos somente após as medidas econômicas efetivas de controle da inflação. Com a implantação do Plano Real, em 1994, a confiança dos agentes econômicos foi restabelecida, tornando possível aos indivíduos realizarem planejamento e organização de suas finanças de forma mais efetiva. Contudo, além dos conhecimentos concernentes às finanças pessoais não serem ensinados para a maior parte da população, pouca atenção é direcionada aos aspectos comportamentais envolvidos na gestão financeira pessoal. Como consequência, pesquisas apontam que o endividamento e a inadimplência atingem grande parte das famílias brasileiras. Desse modo, torna-se relevante compreender o nível de alfabetização financeira dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), campus São Sebastião. Para tanto, a presente pesquisa de natureza aplicada e descritiva com abordagem de cunho quantitativo e qualitativo utilizou os procedimentos de revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com aplicação de questionário com estudantes matriculados nos cursos técnicos subsequentes. A pesquisa obteve 83 respostas válidas e a análise dos dados demonstraram que as mulheres, os mais jovens e os participantes sem renda possuem os piores níveis de alfabetização financeira. Além disso, apenas 10,84% dos participantes foram classificados com alto nível de alfabetização financeira. Diante de tais resultados, como produto educacional foi construído um site sobre educação financeira. O resultado do estudo mostra a relevância da sistematização e inserção deste conhecimento dentro do contexto escolar para que os estudantes da educação profissional possam acompanhar a dinâmica da sociedade. |
Abstract: | In Brazil, studies on personal finances became more pertinent only after the effective economic measures to control inflation. The implementation of the Plano Real in 1994 restored the confidence of economic agents, making it possible for individuals to plan and organize their finances more effectively. However, besides the fact that personal finance principles are not taught to most of the population, little attention is given to the behavioral aspects involved in personal financial management. Consequently, research shows that indebtedness and default affect many Brazilian families. Thus, it is relevant to understand the relationship between knowledge, attitude, beliefs, and financial behavior of students of the subsequent technical courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasilia (IFB), São Sebastião campus. To this end, this research of applied and descriptive nature with a quantitative and qualitative approach used the procedures of literature review and field research with the application of a questionnaire with students enrolled in the subsequent technical courses. The research obtained 83 valid answers, and the data analysis showed that women, younger people, and participants with no income have the worst levels of financial literacy. In addition, only 10.84% of the participants were classified with a high level of financial literacy. Given such results, a website on financial education was built as an educational product. The result of the study shows the relevance of the systematization and insertion of this knowledge in the school context so that students of professional education can keep up with the dynamics of society. |
Palavras-chave: | educação financeira educação profissional e tecnológica alfabetização financeira comportamento financeiro financial education professional and technological education financial literacy financial behavior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Anápolis |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica |
Citação: | COSTA, Marcos. A educação financeira na formação profissional e tecnológica: uma proposta cognitivo-comportamental. Orientador: Timóteo Madaleno Vieira. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado em educação profissional e tecnológica) Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1130 |
Data do documento: | 26-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Marcos completa.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.