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Tipo: Dissertação
Título: A inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): The inclusion of students with autistic spectrum disorders
Autor(es): Magalhães, Maria Helena Pereira
Primeiro Orientador: Santos, Dayanna Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Dayanna Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ooliveira, Alessandro Silva de
metadata.dc.contributor.referee3: Nicolodi, Elaine
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de inclusão dos estudantes com TEA a partir da implementação dos NAPNE do Instituto Federal de Goiás. Para tanto, descrevemos o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil, visando à apresentação dos fatos que demarcaram sua construção desde o Brasil Colonial até os dias atuais; realizamos um levantamento bibliográfico sobre o Transtorno do Espectro Autista-TEA, considerando temáticas relacionadas às primeiras descobertas sobre o autismo, a etiologia, os principais sintomas, a importância do diagnóstico precoce e as possibilidades de desenvolvimento proporcionadas por diferentes tipos de intervenções; e, por fim, procedemos com uma reflexão de como a atuação dos NAPNE afeta o processo de escolarização das pessoas com deficiências na EPT, identificando os limites e possibilidades de acesso e permanência dos estudantes com TEA no IFG, segundo as percepções dos gestores dos referidos núcleos. O percurso metodológico constitui-se por uma revisão bibliográfica e análise documental, de abordagem qualitativa, bem como uma pesquisa de campo realizada a partir de entrevistas semiestruturas, resultando assim na construção do produto educacional intitulado Cartilha Informativa de Apoio à Comunidade Escolar: Transtorno do Espectro Autista – TEA e a Inclusão no IFG. Os resultados nos mostram que são vários os desafios e entraves enfrentados pelos NAPNE do IFG, sendo emergente a necessidade de compreender e implementar as políticas públicas que versam sobre o Atendimento Educacional Especializado-AEE. Também constatamos, tanto nos estudos teóricos quanto na pesquisa de campo, a necessidade de ampliar os investimentos de recursos humanos e financeiros em ações de caráter inclusivo no âmbito do IFG.
Abstract: This research aims to understand the inclusion process of students with ASD from the implementation of NAPNE of the Federal Institute of Goiás. To this end, we describe the historical course of Professional Education in Brazil, aiming at the presentation of the facts that demarcated its construction from Colonial Brazil to the present day; we conducted a bibliographic survey on the Autism Spectrum Disorder, considering issues related to the first discoveries about autism, the etiology, the main symptoms, the importance of early diagnosis and the development possibilities provided by different types of interventions; finally, we proceed ed with a reflection on how the actions of NAPNEs affect the process of schooling of people with disabilities in the PTE, identifying the limits and possibilities of access and permanence of students with ASD in the IFG, according to the perceptions of the managers of these nuclei. The methodological path consists of a bibliographic review and documentary analysis, of qualitative approach, as well as a field research, conducted from semi-structured interviews, thus resulting in the construction of the educational product entitled Information Booklet to Support for the School Community: Autism Spectrum Disorder - ASD and Inclusion in IFG. The results show us that there are several challenges and obstacles faced by IFG NAPNEs, and there is an emerging need to understand and implement public policies that deal with the Specialized Educational Attendance (SEA). It was also found, both in theoretical studies and in field research, the need to expand investments in human and financial resources in inclusive actions within the IFG.
Palavras-chave: inclusão
Transtorno do Espetro Autista
NAPNE
IFG
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: MAGALHÃES, Maria Helena Pereira. A inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista: uma análise dos núcleos de atendimento às pessoas com necessidades específicas no Instituto Federal de Goiás. Orientadora: Dayanna Pereira dos Santos. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1128
Data do documento: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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