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Tipo: Dissertação
Título: A concepção de trabalho veiculada por escoteiros de Anápolis-GO: o ramo sênior em foco
Título(s) alternativo(s): The concept of work conveyed by scouts from Anápolis-GO: the senior branch in focus
Autor(es): Lima, Weberty Ferreira
Primeiro Orientador: Almeida, Guenther Carlos Feitosa
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Guenther Carlos Feitos
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Lorena Silva Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Paulo Silva
Resumo: O Movimento Escoteiro, escolhido como tema para esta dissertação, pertence ao espaço educativo não formal, que integra uma das linhas de estudo da educação profissional do ProfEPT - Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica. Este estudo, qualitativo, tem como objetivo analisar a concepção de trabalho veiculada pelo Ramo Sênior dos escoteiros de Anápolis em Goiás. Foi realizada uma pesquisa de campo que contou com análise de documentos, entrevista com os coordenadores de um Grupo Escoteiro de Anápolis e um grupo de discussão com escoteiros do Ramo Sênior. Para análise dos dados foi empregada a Triangulação de Dados como método, que permite analisar a associação de três elementos: processos e produtos centrados no sujeito, elementos produzidos pelo meio do sujeito e processos e produtos originados pela estrutura socioeconômica e cultural.Como resultados mais relevantes percebe-se que o Método Escoteiro de Ensino se difere de outros espaços da educação não formal por possuir um conteúdo programático, estruturado em base de diretrizes educativas da UNESCO, uma organização internacional que tem como intuito favorecer a formação de uma cidadania delimitada pelos interesses econômicos hegemônicos. Esta formação visa preparar crianças e jovens a se tornarem protagonistas do aprimoramento da estrutura social de forma harmônica, por meio do desenvolvimento de competências diversas que os tornem mais adaptados às imposições da acumulação flexível. O atual modo de produção e retenção da riqueza se pauta em políticas públicas que aniquilam as resistências à extração da mais-valia do trabalho, por meio da radicalização do capital, da destruição da seguridade empregatícia e da ampliação da demanda pela força de trabalho empreendedora. Conclui-se que o Ramo Sênior se fundamenta em uma concepção do trabalho com aderência salutar na organização social do trabalho, tal qual ela se encontra estruturada. Conclui-se também que o movimento escoteiro possui um espaço educacional não formal com potencial para desenvolver o contraditório na concepção de trabalho capitalista, se se permitir discutir um novo programa educativo que integre fundamentos do trabalho enquanto princípio educativo, em uma perspectiva materialista, histórica e dialética. Os resultados e conclusões mencionados subsidiaram a criação de uma cartilha, como produto educacional, denominada "O que é trabalho? Cartilha sobre o trabalho contemporâneo para o Ramo Sênior".
Abstract: The scout movement, chosen as the theme for this dissertation, belongs tothe non-formal educational space, which integrates one of the lines of study of professional education by ProfEPT - GraduateProgram in Professional and Technological Education. This qualitative study aims to analyze the conception of work conveyed by the senior branch of scouts from Anápolis in Goiás. A field research was carried out which included document analysis, interviews with the coordinators of a scout group from Anápolis and groups of discussion with Scouts of the senior branch. For data analysis, data triangulation was used as a method, which allows analyzing the association of three elements: processes and products centered on the subject, elements produced by thes ubject's environmentand processes and products originated by the socioeconomic and cultural structure. As the most relevant results, it is noticed that the Scout method of teaching differs from other spaces of non-formal education in the aspect of having a programmatic content, structured based on educational guidelines of UNESCO, an international organization that aims to favor the formation of a citizenship delimited by hegemonic economic interests. This training aims to prepare children and young people to become protagonists in the improvement of the social structure in a harmonious way, through the development of different skills that make them more adapted to the impositions of flexible accumulation. The current mode of production and retention of wealth is based on public policies that annihilate resistance to the extraction of surplus value from work, through the radicalization of capital, the destruction of job security and the expansion of demand for the entrepreneurial work force. It is concluded that the senior scouts is based on a conception of work with healthy adherence to the social organization of work, as it is structured. It is also concluded that the scout movement has a non-formal educational space with the potential to develop the contradictory in the conception of capitalist work, if it is allowed to discuss a new educational program that integrates the fundamentals of work as an educational principle, in a materialist, historical and dialectic. The mentioned results and conclusions supported the creation of a booklet, as an educational product, called "What is work? A booklet on contemporary work for the senior scout".
Palavras-chave: escotismo
trabalho
educação não formal
ramo Sênior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: LIMA, Weberty Ferreira. A concepção de trabalho veiculada por escoteiros de anápolis-go: o ramo sênior em foco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis - GO, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1126
Data do documento: 31-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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