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Tipo: Dissertação
Título: Discursos docentes sobre as tecnologias nas práticas educativas da Educação de Jovens e Adultos no IFG
Título(s) alternativo(s): Discursos docentes sobre as tecnologias nas práticas educativas da Educação de Jovens e Adultos no IFG
Autor(es): Barcelos, Lenir de Jesus Coelho
Primeiro Orientador: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Mad Ana Desirée Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Moema Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Oschi, Mirza Seabra
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo os discursos docentes sobre as tecnologias nas práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Instituto Federal de Goiás (IFG), compreendidos na perspectiva crítica da tecnologia e nos fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objeto foi delimitado a partir da revisão da literatura em quatro periódicos da Capes, considerado o marco teórico de 2013 a 2019. Neste estudo as tecnologias são compreendidas como construtos humanos desenvolvidos nas relações sociais e, portanto, seu uso está submetido à intencionalidade da prática educativa, considerando as especificidades dos elementos que constituem do trabalho educativo: objetivos, conteúdos, métodos e formas de organização do ensino. Considerando o objeto proposto, a pesquisa buscou responder à questão central: Quais são os discursos docentes sobre o uso das tecnologias nas práticas educativas na EJA, no IFG? O objetivo geral foi identificar e analisar os discursos dos docentes sobre as tecnologias na EJA no IFG. Quanto pressupostos teóricos, para a compreensão das relações entre educação e tecnologia, a pesquisa fundamentou-se em Andrew Feenberg (2003; 2009) e Álvaro Vieira Pinto (2005), bem como em outros autores que corroboram o entendimento, como Araújo (2008; 2012, 2020), Moraes M.G (2016), Peixoto (2012; 2016), dentre outros. Os estudos sobre a EJA no campo da EPT foram orientados por Frigotto (2000; 2007), Ciavatta (2014), Ramos (2008; 2014; 2017), Castro (2017), dentre outros. As práticas educativas são abordadas no âmbito das Teorias Pedagógicas, elucidadas por Demerval Saviani (2013; 2019). De natureza qualitativa, fundamentada no Materialismo Histórico Dialético, a pesquisa delimitou os cursos técnicos na modalidade EJA ofertados pelo Campus Anápolis como lócus da investigação, tendo como participantes 17 docentes que atuam nos Curso Técnico Integrado em Secretaria Escolar e Curso Técnico Integrado em Transportes de Cargas. Teve como instrumentos de coletas de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados permitiu identificar que os discursos dos docentes participantes assentam, predominantemente, nas concepções instrumentalistas e deterministas da tecnologia, sendo o uso das tecnologias pautado no domínio das funções técnicas dos aparatos, desassociado dos conteúdos das práticas educativas, com o objetivo de atender as inovações do mercado de trabalho. Foi possível identificar a compreensão ideologizada da tecnologia que considera que o uso das tecnologias se dá por determinação da necessidade da educação se adequar ao que denominou de mundo tecnológico. Averiguou-se que, mesmo em número reduzido, alguns discursos apresentaram uma compreensão fundamentada nas teorias críticas em relação aos usos das tecnologias na educação em função dos elementos constitutivos do trabalho educativo. Foi identificada uma lacuna em relação à formação dos docentes sobre o uso das tecnologias, ao que se refere à atuação na EJA, sendo que as ações de formação continuada são necessárias no âmbito do IFG. Para contribuir com as reflexões no âmbito das práticas educativas, foi elaborado o Produto Educacional na categoria de Material Didático-Formativo, no formato de ebook, que aborda sobre o tema pesquisado.
Abstract: This research has as its object of study the teachers’ discourses on technologies in educational practices in Youth and Adult Education (EJA) at the Federal Institute of Goiás (IFG), understood from the critical perspective of technology and the foundations of Professional and Technological Education (EPT). The object was delimited based on literature review in four journals from Capes’ publication portal, considered the theoretical framework from 2013 to 2019. In this study, technologies are understood as human constructs developed in social relations and, therefore, their use is subject to the intentionality of educational practice, considering the specificities of the elements that constitute the educational work: objectives, contents, methods, and forms of teaching organization. Considering the proposed object, the research sought to answer the central question: What are the teachers’ discourses on the use of technologies in educational practices in EJA, at IFG? The general objective was to identify and analyze the discourses of teachers about technologies in EJA at the IFG. As for theoretical assumptions for understanding the relationship between education and technology, the research was based on Andrew Feenberg (2003; 2009) and Álvaro Vieira Pinto (2005), as well as on other authors that corroborate this understanding, such as Araújo (2008; 2012; 2020), Moraes M. G. (2016), Peixoto (2012; 2016), among others. Studies on EJA in the field of EPT were guided by Frigotto (2000; 2007), Ciavatta (2014), Ramos (2008; 2014; 2014), Castro (2017), among others. Educational practices are approached within the scope of Pedagogical Theories, elucidated by Demerval Saviani. In its qualitative nature, based on Dialectical Historical Materialism, the research is delimited within technical courses in EJA modality offered at Campus Anápolis as the locus of investigation, having as participants 17 teachers who work in the Curso Técnico Integrado em Secretaria Escolar and in the Curso Técnico Integrado em Transportes de Cargas. The data collection instruments were the questionnaire and the semi-structured interview. Data analysis allowed us to identify that the discourses of the participating teachers are predominantly based on instrumentalist and deterministic conceptions of technology, with the use of technologies being guided by the domain of the technical functions of the apparatus, disassociated from the contents of educational practices, with the aim of meeting innovations in the labor market. It was possible to identify the ideologized understanding of technology, which considers that the use of technologies is determined by the need for education to adapt to what it is called the technological world. It was found that, despite in a small number, some discourses presented an understanding based on critical theories in relation to the uses of technology in education in terms of constitutive elements of the educational work. A gap was identified related to the training of teachers on the use of technologies, regarding working in EJA, thus continuing education actions are necessary within the scope of the IFG. In order to contribute to the reflections in the context of educational practices, the Educational Product was prepared in the category of Didactic-Training Material, in the form of an ebook, which addresses the research topic.
Palavras-chave: tecnologia e educação
práticas educativas e tecnologias
tecnologia
EJA EPT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: BARCELOS, Lenir de Jesus Coelho. Discursos sobre as tecnologias nas práticas educativas da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Goiás. 2021. 217f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Goiás. Anápolis, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1121
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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