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Tipo: Dissertação
Título: Análise da efetivação das garantias legais de permanência, participação e aprendizagem dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Goiás: questões práticas-pedagógicas dos Institutos Federais de Goiás após a Lei nº 13.409/2016.2021
Título(s) alternativo(s): Analysis of the effectiveness of legal guarantees of permanence, participation and learning of students with disabilities at the Federal Institute of Goiás: practical-pedagogical issues of the Federal Institutes of Goiás after the Law nº 13.409/2016.2021
Autor(es): Ferreira, Rafaela Dias
Primeiro Orientador: Viana Neto, Alcyr
metadata.dc.contributor.referee1: Viana Neto, Alcyr
metadata.dc.contributor.referee2: Giovara, Suilei Monteiro
metadata.dc.contributor.referee3: Paula, Éder Mendes de
Resumo: Este artigo propõe analisar os marcos legais da Educação Inclusiva e a documentação existente nos Institutos Federais Goianos a fim de investigar as condições de permanência, participação e aprendizagem do aluno com deficiência após o acesso no Instituto Federal de Goiás após a lei de cotas, Lei nº 13.409/2016 que alterou a Lei nº Lei no 12.711/2012 que dispões sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio das instituições federais de ensino. Muitas vezes o aluno consegue acesso, porém, ele é excluído de todo o processo de aprendizagem devido às suas deficiências. Para esta pesquisa a metodologia será uma pesquisa Bibliográfica documental qualitativa de natureza exploratória descritiva partindo inicialmente da análise documental relacionada aos documentos legais da Educação inclusiva e os documentos Institucionais como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Como fonte de pesquisa, além dos documentos legais, autores como CAIADO, JESUS e BAPTISTA (2011), CASTRO, DELOU e FREITAS, (2015), CHAVES, (2014), GUERREIRO, (2012), MAZZOTTA, (2011), SILVA e CARNEIRO, (2016), SMITH, (2008). O produto educacional será um E-Book contendo as explicações sobre adaptações curriculares de grande e pequeno porte a fim de ilustrar como podem ser os caminhos facilitadores para a permanência, participação e aprendizagem do aluno com deficiência no IFG.
Abstract: This article proposes to analyze the legal frameworks of Inclusive Education and the existing documentation in the Federal Institutes of Goiás in order to investigate the conditions of permanence, participation and learning of students with disabilities after accessing the Federal Institute of Goiás after the quota law, Law nº 13,409/2016, which amended Law No. Law No. 12,711/2012, which provides for the reservation of places for people with disabilities in high school technical courses at federal educational institutions. Students often get access, however, they are excluded from the entire learning process due to their deficiencies. For this research the methodology will be a qualitative bibliographic documentary research of descriptive exploratory nature, starting initially from the document analysis related to the legal documents of inclusive education and institutional documents such as the Institutional Pedagogical Project (PPI) and the Institutional Development Plan (PDI). As a research source, in addition to legal documents, authors such as CAIADO, JESUS ​​and BAPTISTA (2011), CASTRO, DELOU and FREITAS, (2015), CHAVES, (2014), GUERREIRO, (2012), MAZZOTTA, (2011), SILVA and CARNEIRO, (2016), SMITH, (2008). The educational product will be an E-Book containing explanations about large and small curriculum adaptations in order to illustrate how the paths that facilitate the permanence, participation and learning of students with disabilities can be at IFG.
Palavras-chave: aluno com deficiência
permanência
participação
aprendizagem
lei de cotas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: FERREIRA, Rafaela Dias. Análise da efetivação das garantias legais de permanência, participação e aprendizagem dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Goiás: questões práticas-pedagógicas dos Institutos Federais de Goiás após a lei nº 13.409/2016.2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1116
Data do documento: 31-Jul-2021
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