Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1115
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cerrado do século XXI: uma sequência didática para a Educação de Jovens e Adultos |
Título(s) alternativo(s): | Cerrado in the 21 st century: a didactic sequence for Youth and Adults Education |
Autor(es): | Barbosa, Thaynná Lúbnna Costa de Jesus |
Primeiro Orientador: | Cassiano, Karla Ferreira Dias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cassiano, Karla Ferreira Dias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Darlene Ana de Paula |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Thaysa Lemos de Freitas |
Resumo: | Instituída como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) configura um espaço de luta em busca da superação de processos excludentes que, historicamente, inviabilizaram a formação de brasileiros trabalhadores. Dessa forma, a EJA necessita de um projeto formativo próprio que atenda suas especificidades. Nesse contexto, o presente trabalho pretendeu elaborar uma Sequência Didática (SD) como produto educacional para o Ensino de Ciências na EJA, tendo como base os princípios da alfabetização científica e da abordagem que enfatiza as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto, estruturou-se uma proposta didático-pedagógica envolvendo a Questão Sociocientífica “Cerrado no século XXI”, enfatizando as queimadas e a poluição no município de Inhumas-GO, destacando as principais fontes poluidoras do local, são elas: Curtume, Fábrica de Reciclagem Animal (Graxaria), Frigorífico, Granja de Aves e Usina Alcooleira. A relação do conhecimento científico com a realidade dos estudantes contribui para a atribuição de significado nos conceitos e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem por meio da alfabetização científica. Ou seja, pode potencializar a formação de agentes transformadores da realidade para uma sociedade justa e democrática, bem como ampliar a possibilidade de desenvolver a capacidade de participação e tomada de decisão, a autonomia. Nesse sentido, a SD propõe discussões sobre as riquezas do bioma, o desmatamento, as fontes poluidoras e seus impactos socioambientais, bem como os conceitos científicos que contribuem com a compreensão dessa realidade. |
Abstract: | Established as a teaching modality in the Law of Directives and Bases of National Education (LDB/1996), Youth and Adult Education (EJA) configures a space of struggle in search of overcoming exclusionary processes that, historically, made the formation of Brazilians unfeasible. workers. Thus, the EJA needs its own training project that meets its specificities. In this context, the present work intended to develop a Didactic Sequence (DS) as an educational product for Science Teaching in EJA, based on the principles of scientific literacy and the approach that emphasizes the relationship between Science, Technology and Society (STS). For that, a didactic-pedagogical proposal was structured involving the Socio-scientific Question "Cerrado in the 21st century", emphasizing the fires and pollution in the municipality of Inhumas-GO, highlighting the main polluting sources of the place, they are: Tannery, Animal Recycling Factory (Shrink Shop), Refrigerator, Poultry Farm and Alcohol Plant. The relationship between scientific knowledge and the reality of students contributes to the attribution of meaning to concepts and, consequently, the process of teaching and learning through scientific literacy. In other words, it can enhance the training of agents that transform reality for a fair and democratic society, as well as expand the possibility of developing the capacity for participation and decision-making, autonomy. In this sense, the SD proposes discussions on the richness of the biome, deforestation, polluting sources and their socio-environmental impacts, as well as scientific concepts that contribute to the understanding of this reality. |
Palavras-chave: | Sequência didática para a EJA Alfabetização científica na EJA Abordagem CTS e Cerrado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | BARBOSA, Thaynná Lúbnna Costa de Jesus. Cerrado do século XXI: uma sequência didática para a Educação de Jovens e Adultos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em DOcência na Eucação Básica e Profissional) - Instituto Federal de Goiás, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1115 |
Data do documento: | 21-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ESP. THAYNNÁ LÚBNNA.pdf | TCC_ThaynnaBarbosa | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.