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Tipo: Dissertação
Título: A educação ambiental crítica no ensino médio integrado: produção de uma sequência didática para o ensino de literatura
Título(s) alternativo(s): Critical environmental education in integrated high school: production of a didactic sequence for the teaching of the literature
Autor(es): Kipper, Daiany
Primeiro Orientador: Costa, Lorenna Silva Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Lorenna Silva Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Guenther Carlos Feitosa de
metadata.dc.contributor.referee3: Borges, Águeda Aparecida da Cruz
Resumo: Esta dissertação está vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – e possui como temática uma discussão sobre possibilidades de implementação e inserção de preceitos da Educação Ambiental Crítica (EAC), por meio da Literatura Brasileira, no Ensino Médio Integrado (EMI). Partimos do seguinte problema de pesquisa: A inserção da EAC no EMI, mediada pela Literatura, pode contribuir para a formação integral dos estudantes? Temos como objetivo geral investigar, a partir de uma obra literária, limites e possibilidades para o Ensino de Literatura vinculado à EAC, visando à formação integral dos estudantes. A pesquisa justifica-se, de forma geral, pela percepção de diversas formas de desigualdades percebidas na materialidade histórica e que precisam ser questionadas, transformadas e superadas. Nossa hipótese é de que a Literatura, a EAC e o EMI podem produzir conhecimentos que auxiliem no despertar crítico dos estudantes para essas questões de desigualdades. Temos como objeto de análise a obra Luzia- Homem, de Domingos Olímpio (1903). Para tanto, utilizamos metodologicamente uma abordagem qualitativa, fundamentada na Crítica Social, especialmente por Adriana Facina, Terry Eagleton, Antônio Candido e referenciais da EAC. Um estudo da obra literária foi realizado a partir de categorias estruturadas: 1) relação ser humano – natureza; 2) relações de poder: trabalho e gêneros 3) relações de causas/consequências dos problemas ambientais. Essas categorias foram percebidas através dos elementos da narrativa: narrador, espaço, tempo, personagens e enredo presentes na obra. Como resultados percebemos a possibilidade da promoção da criticidade, por meio de um trabalho que vincule as temáticas abordadas; a efetiva ocorrência das categorias estruturadas na obra literária; a função humanizadora da literatura e a necessidade da educação ambiental no ensino formal. Como Produto Educacional elaboramos uma Sequência Didática (SD) para auxiliar educadores, especialmente do Ensino Médio (EM) e EMI, para uma abordagem da obra literária Luzia- Homem com preceitos da EAC em aulas de Literatura Brasileira.
Abstract: This essay is linked to the professional mastery in professional and technological education (Educação Profissional e Tecnológica) – PROFEPT – and has as a main topic a discussion about the possibilities of implementation and insertion of Precepts of the Environment critic Education (Educação Ambiental Crítica)- EAC-, from the Brazilian literature on the Ensino Médio Integrado (EMI). We started from this research problem: The insertion of EAC in the EMI, from the literature, could contribute to the full formation of the students? Our goal, in general, is to investigate, from a literary work, the limits and possibilities to the literature teaching linked to the EAC, which the main goal is the full formation of the students. The research explains itself, in general, by the perception of different kinds of inequities realized on the historical materialism and would need to be questioned, transformed, and overcame. Our hypothesis is that the literature, the EAC, and the EMI could produce knowledge that would help on the critical awakening of the students to these issues of inequalities. We have as an object of analysis the work: Luzia-Homem, by Domingos Olímpio (1903). therefore, we methodologically use a qualitative approach, fundamented on the Social Criticism, especially by Adriana Facina, Terry Eagleton, Antônio Candido and referentials from EAC. A study of literature work was carried out from structured categories: 1) relationship between human and wildlife; 2) relations of power: work and genders 3) relations of causes/consequences of environmental problems. These categories were perceived through elements of the narrative: storyteller, space, time, characters, and plot present in the work. As a result, we realized the possibility of the promotion of the criticism, through a work that binds the topics discussed over here, the effective occurrence of the categories structured on the literature work, the humanizing function of the literature, and the need for environmental education in the formal education. As a product educational we produce a sequence didactic (Sequência Didática or SD) in order to help teachers, especially on the Ensino Médio (EM) and EMI, for an approach of the literary work Luzia-Homem with precepts of EAC in classes of Brazilian Literature.
Palavras-chave: educação ambiental crítica
ensino médio integrado
ensino de literatura
formação integrada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: KIPPER, Daiany. A educação ambiental crítica no ensino médio integrado:: produção de uma sequência didática para o ensino de literatura. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tencológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis - GO, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1111
Data do documento: 13-Jul-2021
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