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Tipo: Dissertação
Título: Limites e desafios para os candidatos da EJA no IFG: o não comparecimento e as dificuldades para a efetiva participação no processo seletivo
Título(s) alternativo(s): Limits and challenges for YAE candidates at the IFG: the non-attendance and difficulties for effective participation in the selection process
Autor(es): Gumerato, Ana Cecília dos Santos
Primeiro Orientador: Castro, Mad’Ana Desirée Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Mad’Ana Desirée Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Maria Margarida
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Luciana Campos de Oliveira
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de investigar os motivos pelos quais muitos candidatos não compareceram às etapas da seleção ao curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização na modalidade Educação de Jovens e Adultos ofertado no Câmpus Senador Canedo do IFG. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa e durante sua realização foi aplicado questionário e realizadas entrevistas semiestruturadas com os candidatos. A partir da análise dos dados foram construídos dois produtos educacionais, sendo o primeiro um capítulo intitulado EJA, desigualdade social e déficit democrático no Brasil, que compõe o livro Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas emancipatórias (GUMERATO et al., 2021). O segundo produto educacional é um vídeo denominado Adaptação do Edital da Seleção EJA 2020/2 do IFG, cujo objetivo foi orientar os candidatos sobre o edital de seleção referente aos cursos EJA do IFG. Os resultados mostraram que as causas do não comparecimento foram diversas e têm raízes mais profundas do que as razões externadas pelos candidatos. Devido à diversidade de motivos, estes foram catalogados e analisados com o auxílio de seis categorias explicativas. Com base nos dados levantados acerca do perfil dos entrevistados e das perguntas norteadoras que compuseram as entrevistas, é possível identificar as características marcantes dos sujeitos dessa modalidade de ensino decorrentes de suas condições social, econômica e cultural, assim como a presente desigualdade social que impera na sociedade brasileira. O estudo mostra que as vulnerabilidades das mais diversas formas que acompanham a vida desses sujeitos trazem à tona o fato de que as normativas jurídicas não são suficientes para que a igualdade civil de obrigações e direitos dos cidadãos garanta igualdade social para todos. O estudo aponta, também, para a necessidade de que o IFG torne o texto do edital do processo seletivo acessível e para a necessidade de que a forma com que a seleção acontece seja repensada para que, de fato, se torne inclusiva com os sujeitos da EJA.
Abstract: The research aimed to investigate the reasons why many candidates did not attend the selection stages for the Integrated Technical course in Refrigeration and Air Conditioning in the Youth and Adult Education modality offered at the IFG - Senador Canedo Campus. This is a qualitative research and during its completion a questionnaire was applied and semi-structured interviews were carried out with the candidates. From the data analysis, two educational products were constructed, the first being a chapter entitled YAE social inequality and democratic deficit in Brazil, which makes up the book Reflections on Youth and Adult Education: challenges and emancipatory perspectives (GUMERATO et al., 2021). The second educational product is a video called Adaptation of the IFG YAE 2020/2 Selection Notice, whose objective was to guide candidates on the selection notice for IFG YAE courses. The results showed that the causes of non-attendance were diverse and had deeper roots than the reasons expressed by the candidates. Due to the diversity of reasons, these were cataloged and analyzed with the help of six explanatory categories. Based on the data collected about the profile of the interviewees and the guiding questions that composed the interviews, it is possible to identify the striking characteristics of the subjects of this type of teaching arising from their social, economic and cultural conditions, as well as the current social inequality that prevails in the Brazilian society. The study shows that the vulnerabilities of the most diverse forms that accompany the lives of these subjects bring to light the fact that legal regulations aren’t sufficient for the civil equality of citizens' obligations and rights to guarantee social equality for all. The study also points to the need for the IFG to make the text of the selection process accessible and also highlight the way in which the selection takes place to be rethought so that, in fact, it becomes inclusive with the YAE subjects.
Palavras-chave: EJA-EPT na rede federal
processo seletivo
desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: GUMERATO, Ana Cecília dos Santos. Limites e desafios para os candidatos da EJA no IFG: o não comparecimento e as dificuldades para a efetiva participação no processo seletivo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1104
Data do documento: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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