Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1100
Tipo: Dissertação
Título: A relação entre os sujeitos envolvidos no processo formativo dos estudantes estagiários do curso técnico integrado em Química no Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás
Título(s) alternativo(s): Titulo Alternativo: The relationship between the subjects involved in the formative process of intern students of the integrated technical course in chemistry at the Uruaçu Campus of the Federal Institute of Goiás
Autor(es): Marques, Fernando da Silva
Primeiro Orientador: Dias, Luciana Campos de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Luciana Campos de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Talita de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Lorenna Silva Oliveira
Resumo: O trabalho investiga a importância da relação entre os sujeitos envolvidos no processo formativo dos estudantes estagiários do Curso Técnico Integrado em Química. O campo da pesquisa é o Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás, IFG. A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado no IFG Câmpus Anápolis. Este trabalho se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado. Como ponto de partida para a presente investigação, formulou-se a seguinte pergunta: qual a importância da relação entre os sujeitos envolvidos no processo formativo dos estudantes estagiários do Curso Técnico Integrado em Química? A escolha do objeto decorre da necessidade de se observar o estágio como locus de articulação entre teoria e prática e, no curso em questão, o estágio acontece no laboratório sob a supervisão do técnico e o acompanhamento do professor orientador. Pelo percurso estudantil até então transcorrido, na proposta pedagógica que reflete a indissociabilidade entre a teoria e a prática, a expectativa é de que o estágio esteja articulado com as demais disciplinas específicas do curso e não como uma etapa autônoma. A metodologia proposta baseia-se na perspectiva qualitativa do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa são: o estagiário egresso, o supervisor de estágio, o coordenador do curso, o professor orientador, o gerente da Gepex (Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) e o coordenador do estágio. As etapas da pesquisa se efetivaram por meio do levantamento bibliográfico, com aporte teórico em autores como Alves (2007), Ciavatta (2012, 2014), Frigotto (2007, 2009, 2012), Kuenzer (2007), Moll et al. (2010), Metz e Pienta (2011), Pimenta e Lima (2011), Ramos (2005, 2014) e Rays (2012), entre outros. A pesquisa de campo para coleta de dados, foi realizada por meio da aplicação de entrevista semiestruturada e questionário e a análise dos dados obtidos se deu pela leitura, descrição e categorização. O grupo de estudantes que participaram da pesquisa compreende 15 (quinze) estagiários egressos que realizaram o estágio nos laboratórios de Química da instituição entre os anos de 2012 a 2019. O questionário foi aplicado a este grupo de egressos e ao professor orientador do estágio. Aos demais participantes, gerente da Gepex, supervisor de estágio e coordenadores de curso e do setor de estágio, foi aplicada a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi subdivida em 5 (cinco) categorias, sendo: o Estágio; Relação teoria e prática; Relação entre os sujeitos do estágio, Experiência e vivência profissional no estágio e a Importância do laboratório de Química. Constata-se a importância do estágio, como etapa vivenciada no laboratório de Química, que pode propiciar experiência profissional e a relação teoria e prática. Destaca-se a necessidade do fortalecimento da relação e acompanhamento do estágio, principalmente por meio do supervisor e do professor orientador, junto aos estagiários, a fim de que esta etapa seja exitosa. Por fim, este trabalho apresenta a proposição de um produto educacional, o Manual do Estágio, abordando as atribuições dos sujeitos, os principais objetivos e um roteiro de atividades do estágio ofertado nos laboratórios de Química da instituição pesquisada.
Abstract: The work investigates the importance of the relationship between the subjects involved in the training process of intern students of the Integrated Technical Course in Chemistry. The research field is the Uruaçu Campus of the Federal Institute of Goiás, IFG. The research is linked to the Professional Master's Program in Professional and Technological Education offered at IFG Anápolis Campus. This work is part of the research line Educational Practices in Vocational and Technological Education (EPT) and in the macro-project Educational Practices in the Integrated Curriculum. As a starting point for the present investigation, the following question was formulated: what is the importance of the relationship between the subjects involved in the training process of intern students of the Integrated Technical Course in Chemistry? The choice of object stems from the need to observe the internship as a locus of articulation between theory and practice and, in the course in question, the internship takes place in the laboratory under the supervision of the technician and the monitoring of the guiding professor. Due to the student journey that has taken place so far, in the pedagogical proposal that reflects the inseparability between theory and practice, the expectation is that the internship is articulated with the other specific disciplines of the course and not as an autonomous stage. The proposed methodology is based on an exploratory qualitative perspective. The research subjects are the graduate intern, the internship supervisor, the course coordinator, the guiding professor, the manager of Gepex (Research, Graduate and Extension Management) and the internship coordinator. The research stages were carried out through a bibliographic survey, with theoretical support from authors such as Alves (2007), Ciavatta (2012, 2014), Frigotto (2007, 2009, 2012), Kuenzer (2007), Moll et al. (2010), Metz and Pienta (2011), Pimenta and Lima (2011), Ramos (2005, 2014) and Rays (2012), among others. The field research for data collection was carried out through the application of a semi-structured interview and a questionnaire and the analysis of the data obtained was carried out through reading, description, and categorization. The group of students who participated in the research comprises 15 (fifteen) graduate interns who performed the internship in the institution's Chemistry laboratories between the years 2012 to 2019. The questionnaire was applied to this group of graduates and to the mentoring professor of the internship. A semi-structured interview was applied to the other participants, Gepex manager, internship supervisor and course coordinators and the internship sector. Data analysis was subdivided into 5 (five) categories, as follows: Internship; Relation between theory and practice; Relationship between the subjects of the internship, Experience and professional experience in the internship and the Importance of the Chemistry laboratory. The importance of the internship is verified, as a stage experienced in the Chemistry laboratory, which can provide professional experience and the relationship between theory and practice. It is highlighted the need to strengthen the relationship and follow-up of the internship, mainly through the supervisor and the guiding teacher, together with the interns for this stage to be successful. Finally, this work presents the proposition of an educational product, the Internship Manual, addressing the subjects' attributions, the main objectives, and a script of activities of the internship offered in the Chemistry laboratories of the researched institution.
Palavras-chave: técnico integrado em química
laboratório de química
estágio supervisionado
relação dos sujeitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: MARQUES, Fernando da Silva. A relação entre os sujeitos envolvidos no processo formativo dos estudantes estagiários do Curso Técnico Integrado em Química no Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás. 2021. Dissertação ( Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis - GO, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1100
Data do documento: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fernando da Silva Marques.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.