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Tipo: Dissertação
Título: Os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA
Título(s) alternativo(s): Os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes da EJA
Autor(es): Pereira, Darc Lene
Primeiro Orientador: Castro, Mad’Ana
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Mad’Ana
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Sandra
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Guenther
Resumo: Esta pesquisa trata dos sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes da EJA. Realizamos uma pesquisa fundamentada no materialismo histórico-dialético, como método de investigação, buscando apreender o nosso objeto de pesquisa em suas múltiplas determinações a partir dos sentidos atribuídos ao trabalho pelos TEs da EJA. Para compreensão das atribuições de sentidos, buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: compreender as trajetórias de trabalho dos estudantes da EJA; identificar a relação entre escola e trabalho para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA; reafirmar a Educação de Jovens e Adultos enquanto Educação da classe trabalhadora, pressuposto primordial na construção de uma educação emancipadora; elaborar um instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas dos sujeitos da EJA, objetivando auxiliar na organização pedagógica da escola, a partir dos tempos e percursos de vida dos coletivos que buscam essa modalidade de ensino. Para alcançar os objetivos do nosso trabalho, utilizamos na construção dos dados a proposição de uma entrevista semiestruturada e a aplicação de um questionário voltados para trabalhadores-estudantes matriculados no 1º e 2º segmentos da EJA em uma escola pública de Santa Maria – DF. Na metodologia de análise das entrevistas, escolhemos a proposta de núcleos de significação formulada por Aguiar, Soares, Machado (2015) e Aguiar e Ozella (2013) . Esse recurso metodológico possibilitou a organização das falas com o intuito de apreendermos os sentidos atribuídos ao trabalho pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos à luz dos fundamentos leontievianos na dialética entre significações sociais e sentidos. A síntese de nossa análise, a partir dos quatro núcleos de significação, que se constituíram nas categorias explicativas na atribuição de sentidos ao trabalho pelos TEs, possibilitou-nos inferir que a construção de sentidos é mediada pela centralidade do trabalho nas formas de viver e sobreviver, logo permeada por processos de alienação no âmbito do modo de produção capitalista. Dos sentidos abstraímos também as marcas sociais dos sujeitos da EJA e como as condições da realidade nos percursos entre trabalho e escola contribuíram nos processos de subjetivação do ser trabalhador(a) em conformidade com as significações sociais valoradas a partir da sociabilidade capitalista. Observamos também como nas trajetórias do viver e sobreviver desses sujeitos emergem sentidos que os formam a partir das experiências sociais e saberes apreendidos no trabalho. Nesse sentido, buscamos trazer as experiências e saberes do trabalho com um olhar voltado para as formas de existir e resistir no mundo, afirmando a necessidade de trazer tais saberes para os processos de formação desses trabalhadores em estreita relação com o conhecimento científico e tecnológico, buscando romper com uma educação utilitarista, isto é, voltada para a formação imediata do mercado.
Abstract: This research deals with the meanings attributed to work by EJA workers-students. We carried out a research based on historical-dialectical materialism, as a method of investigation, seeking to apprehend our research object in its multiple determinations from the meanings attributed to the work by the EJA TEs. In order to understand the attribution of meanings, we seek to achieve the following specific objectives: to understand the work trajectories of EJA students; identify the relationship between school and work for students of Youth and Adult Education - EJA; to reaffirm Youth and Adult Education as an Education of the working class, a fundamental presupposition in the construction of an emancipatory education; to elaborate an informative instrument about the socioeconomic conditions of the EJA subjects, aiming to help in the pedagogical organization of the school, from the times and life paths of the groups that seek this type of teaching. To achieve the objectives of our work, we used in the construction of data the proposition of a semi-structured interview and the application of a questionnaire aimed at student workers enrolled in the 1st and 2nd segments of EJA in a public school in Santa Maria - DF. In the methodology for analyzing the interviews, we chose the proposal of significance cores formulated by Aguiar, Soares, Machado (2015) and Aguiar and Ozella (2013). This methodological resource made it possible to organize the speeches in order to apprehend the meanings attributed to work by the subjects of Youth and Adult Education in light of the Leontevian foundations in the dialectic between social significance and meanings. The synthesis of our analysis, based on the four significance cores, which constituted the explanatory categories in the attribution of meanings to work by the TEs, allowed us to infer that the construction of meanings is mediated by the centrality of work in the ways of living and surviving, therefore permeated by alienation processes within the scope of the capitalist mode of production. From the meanings, we also abstracted the social marks of the EJA subjects and how the conditions of reality in the pathways between work and school contributed to the processes of subjectivation of being a worker, in accordance with the social meanings valued from the capitalist sociability. We also observe how in the trajectories of living and surviving these subjects, meanings emerge that form them from the social experiences and knowledge learned at work. In this sense, we seek to bring the experiences and knowledge of work with a view to the ways of existing and resisting in the world, affirming the need to bring such knowledge to the training processes of these workers in close relationship with scientific and technological knowledge, seeking to break with a utilitarian education, that is, aimed at the immediate formation of the market.
Palavras-chave: trabalho
educação
sentidos do trabalho
EJA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: PEREIRA, Darc Lene Braga. Os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores -estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Orientador: Mad’ Ana Desirée Ribeiro de Castro. 2022. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1099
Data do documento: 21-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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