Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1060
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Elaboração de um plano de promoção para uma construtora de Aparecida de Goiânia/GO
Título(s) alternativo(s): Development of a promotion plan for a construction company in Aparecida de Goiânia/GO
Autor(es): Silva, Augusto Sérgio Alves e
Novais Neto, Everton de Moura
Primeiro Orientador: Oliveira, Gláucia Rosalina Machado
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Gláucia Rosalina Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Gomides, Maria de Jesus
metadata.dc.contributor.referee3: Lindemam, André Carvalho
Resumo: O Marketing se tornou parte essencial nas organizações, inclusive na área da construção civil, que tem papel relevante no cenário econômico brasileiro. O composto mercadológico, também conhecido como mix de Marketing, engloba os 4Ps do Marketing: produto, preço, praça e promoção. A demanda por produtos e serviços depende da forma que são apresentados no mercado, a fim de satisfazer as necessidades dos consumidores. Portanto, a elaboração de um plano de promoção é o melhor caminho para atingir o objetivo desejado. O presente estudo teve como objetivo a elaboração e proposição de um plano de promoção para uma empresa de construção civil de Aparecida de Goiânia – GO. Inicialmente foi realizada uma entrevista semiestruturada com o diretor e o gerente administrativo, para identificação das características da empresa. A partir disso, foi possível definir missão, visão e valores, identificar pontos fortes e fracos, assim como oportunidades e ameaças, realizar a segmentação, definir o público alvo e o posicionamento desejado, identificar o objetivo de marketing, elaborar e propor o plano de promoção e, por fim, definir os indicadores para mensuração dos resultados. Após a implantação, espera-se que haja melhorias na relação empresa/cliente e o aumento do número de solicitações qualificadas de orçamentos.
Abstract: Marketing has become an essential part of organizations, including in the area of civil construction, which has a relevant role in the Brazilian economic scenario. The marketing mix, also known as the Marketing mix, encompasses the 4Ps of Marketing: product, price, place and promotion. The demand for products and services depends on the way they are presented in the market, in order to satisfy the needs of consumers. Therefore, the development of a promotion plan is the best way to achieve the desired objective. This study aimed to develop and propose a promotion plan for a construction company in Aparecida de Goiânia - GO. Initially, a semi-structured interview was conducted with the director and the administrative manager, to identify the characteristics of the company. From that, it was possible to define mission, vision and values, identify strengths and weaknesses, as well as opportunities and threats, perform segmentation, define the target audience and the desired positioning, identify the marketing objective, elaborate and propose the business plan promotion and, finally, define the indicators for measuring the results. After implementation, it is expected that there will be improvements in the company / customer relationship and an increase in the number of qualified requests for quotes.
Palavras-chave: mix de marketing
4Ps
composto mercadológico
plano de promoção
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: SILVA, Augusto Sérgio Alves e; NOVAIS NETO, Everton de Moura. Elaboração de um plano de promoção para uma construtora de Aparecida de Goiânia/GO. 2019. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1060
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Augusto Sergio_Everton de Moura.pdf692,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.