Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1054
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dimensionamento de pilares: estudo comparativo entre as diretrizes da NBR 6118:2014 e o método de confiabilidade
Título(s) alternativo(s): Sizing of pillars: comparative study between the NBR guidelines 6118:2014 and the reliability method
Autor(es): Xavier, Lucas Alves
Marques, Vitória Cassimiro
Primeiro Orientador: Assis, Alfredo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Alfredo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lucas Furtado da
metadata.dc.contributor.referee3: Lemes, Thiago Santana
Resumo: Garantir a segurança de uma construção é um dos principais objetivos buscados no dimensionamento de estruturas, para tanto considera-se que muitos parâmetros envolvidos nos cálculos, principalmente para estruturas de concreto armado, não são constantes. Visando contornar as incertezas de projeto e evitar o colapso estrutural, os profissionais responsáveis buscam atender normas regulamentadoras que estipulam condições e diretrizes construtivas. Entretanto, para muitos autores a concepção estrutural pode tornar-se ineficiente, mediante o fato das normas técnicas considerarem um comportamento padrão para as peças, adotando apenas valores de casos críticos. Nesse contexto, a teoria de confiabilidade se torna uma boa alternativa por considerar, com o emprego de análises probabilísticas, a aleatoriedade das variáveis, possibilitando, inclusive, a otimização de elementos estruturais. Diante do fato dos pilares serem fundamentais para a estabilidade global de um sistema estrutural, buscando o desempenho ótimo destes elementos, este trabalho propôs a comparação de dois processos de dimensionamento de pilares: aplicando a teoria de confiabilidade e a metodologia da ABNT NBR 6118:2014, permitindo observar uma diminuição na seção e, consequente, na quantidade de materiais e no valor final do pilar otimizado em relação ao dimensionado convencionalmente, possibilitando uma economia de 19,05% no custo por metro do pilar analisado.
Palavras-chave: confiabilidade
pilar
análises probabilísticas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: XAVIER, Lucas Alves; MARQUES, Vitória Cassimiro. Dimensionamento de pilares: estudo comparativo entre as diretrizes da nbr 6118. 2020. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1054
Data do documento: 27-Nov-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lucas Alves Xavier_Vitória Cassimiro Marques.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.