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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Cláudia Helena dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8571856189474847pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Cláudia Helena dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8571856189474847pt_BR
dc.contributor.referee2Parreira, Gizele Geralda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6814376388618272pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Moema Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9070130706700712pt_BR
dc.coverage.spatialAnápolis-GOpt_BR
dc.creatorArbex, Quéren dos Passos Freire-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821422790869385pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T12:56:43Z-
dc.date.available2022-04-13T12:56:43Z-
dc.date.issued2021-01-27-
dc.identifier.citationARBEX, Quéren dos Passos Freire. Tecnologias na tríade ensino, pesquisa e extensão no ensino médio integrado do Instituto Federal de Goiás. 2020. Dissertação ( Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis - GO, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1033-
dc.description.abstractThis research presents a study about the conceptions of technology and Professional and Technological Education (EPT) in Integrated High School (EMI) of the Instituto Federal de Goiás (IFG). The Federal Network, established by the Federal Institutes Law (Law No. 11,982/2008), included the indissociable triad of Education, Research and Extension (EPE) and technological education as an educative practice. In this context, we witness how the capital crisis has triggered transformations in the world of work, which culminated in a confrontation of perspectives on the use of technologies in the various spaces and dimensions of EPT. In the face of these contradictions, the research percrusted the conceptions about the use of technologies in the EPE triad in the EMI to EPT and how these discourses dialogued and materialized in the political-pedagogical practices of the IFG. In the qualitative and quantitative research, we used descriptors in a literature review at the CAPES Periodicals Portal (2014-2019) and then we did an inventory-descriptive data survey of the documentary records of the political-pedagogical dimension and the scientific records in the practical-pedagogical dimension of the EPE triad in the context of the IFG's EMI in the years 2017 to 2018, which constituted the corpus of the research. The data collection of the scientific registers occurred in the research locus, formed by the Campi Anápolis, West Goiania, Goiania and the Rectory of the IFG. In order to reveal the object of study, we carried out the interpretation of the data with theoretical support of the assumptions of dialectics in the critical theory of Andrew Feenberg's Philosophy of Technology and discourse analysis. From the research emerged the educational product "Podcast EduTec" with the objective of dialogue in a critical-reflexive way about the technologies and educative practices in the triad EPE in IFG's EMI. The results of the research demonstrated the prevalence of instrumentalist, determinist and constructivist conceptions on the use of the technologies in the context of EMI to EPT in IFG's EPE triad. The research was an invitation to dialogue and reflection on the meanings of the predominant discourses that permeate the relations between the technologies and EPT and presented as an alternative to these discourses a critical, ethical and democratic educative practice oriented to a political-pedagogical praxis at the IFG.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo acerca das concepções sobre a tecnologia e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Goiás (IFG). A Rede Federal, instituída pela Lei dos Institutos Federais (Lei nº 11.982/2008), abarcou a tríade indissociável Ensino, Pesquisa e Extensão (EPE) e a educação tecnológica como prática educativa. Nesse contexto, presenciamos como a crise do capital desencadeou transformações no mundo do trabalho, que culminaram em um confronto de perspectivas sobre o uso das tecnologias nos diversos espaços e dimensões da EPT. Diante dessas contradições, a pesquisa percrustou as concepções sobre o uso das tecnologias na tríade EPE no EMI à EPT e como esses discursos dialogaram e se concretizaram nas práticas político-pedagógicas do IFG. Na pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, utilizamos descritores em uma revisão de literatura no Portal de Periódicos da CAPES (2014-2019) e em seguida, realizamos um levantamento de dados de caráter inventariante-descritivo dos registros documentais da dimensão político-pedagógica e dos registros científicos na dimensão prática-pedagógica da tríade EPE no contexto do EMI do IFG nos anos de 2017 a 2018, que se constituíram como corpus da pesquisa. A coleta de dados dos registros científicos ocorreram no locus da pesquisa, constituído pelos Campi Anápolis, Goiânia Oeste, Goiânia e Reitoria do IFG. Para desvelar o objeto de estudo, realizamos a interpretação dos dados com aporte teórico dos pressupostos da dialética na teoria crítica da Filosofia da Tecnologia de Andrew Feenberg e na análise do discurso. Da pesquisa emergiu o produto educacional “Podcast EduTec” com o objetivo de dialogar de forma crítica-reflexiva sobre as tecnologias e as práticas educativas na tríade EPE no EMI do IFG. Os resultados da pesquisa demonstraram a prevalência de concepções instrumentalistas, deterministas e construtivistas sobre o uso das tecnologias no contexto do EMI à EPT na tríade EPE do IFG. A pesquisa se constituiu como um convite ao diálogo e a reflexão quanto aos sentidos dos discursos predominantes que permeiam as relações entre as tecnologias e a EPT e apresentou como alternativa a esses discursos uma prática educativa crítica, ética e democrática rumo a uma práxis político-pedagógica no IFG.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucimar Alves de Oliveira (lucimar.oliveira@ifg.edu.br) on 2022-03-31T14:04:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Quéren.pdf: 6205234 bytes, checksum: 010dc1c217a10d7e603bab951068ca37 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Matheus Rocha Piacenti (matheus.piacenti@ifg.edu.br) on 2022-04-13T12:56:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação-Quéren.pdf: 6205234 bytes, checksum: 010dc1c217a10d7e603bab951068ca37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-13T12:56:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-Quéren.pdf: 6205234 bytes, checksum: 010dc1c217a10d7e603bab951068ca37 (MD5) Previous issue date: 2021-01-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Anápolispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectensino médio integradopt_BR
dc.subjectensino, pesquisa e extensãopt_BR
dc.subjecteducação e tecnologiapt_BR
dc.subjectpodcast EduTecpt_BR
dc.subject.cnpqEnsinopt_BR
dc.titleTecnologias na tríade ensino, pesquisa e extensão no ensino médio integrado do Instituto Federal de Goiáspt_BR
dc.title.alternativeTechnologies in the triad teaching, research and extension in the integrated high school of the Instituto Federal de Goiáspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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