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Tipo: Dissertação
Título: Diálogos entre tecnologia e educação profissional e tecnológica (2013- 2018)
Título(s) alternativo(s): Dialogues between technology and professional and technological education (2013-2018)
Autor(es): Silva, Adriam Marcos da
Primeiro Orientador: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Mirley Luciene
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Luciana Campos de Oliveira
Resumo: No mundo contemporâneo, as tecnologias digitais tomaram parte nas vivências humanas, integrando diretamente a experiência educacional, social, política, econômica e cultural. Cada vez mais “naturalizadas” nas relações sociais, influenciam os padrões de comportamento, transformando a maneira de pensar, sentir e agir das pessoas. Dentro das inúmeras possibilidades analíticas do tema, a presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa, relativa à temática das tecnologias, enfocando as orientações teóricas pertinentes à relação entre tecnologia e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Objetiva-se, assim, analisar esta relação em periódicos científicos especializados, publicados no Brasil pelo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2013 e 2018. Identificando artigos que tratam do uso de tecnologias em EPT. Especificamente, a pesquisa elegeu o seguinte escopo: identificar, nos artigos localizados, os discursos que enformam as leituras acerca dos usos de tecnologias em EPT, identificando as orientações teóricas que permeiam suas reflexões. No que tange à metodologia, o estudo se baseia em pesquisa qualitativa que utiliza dados quantitativos. Dito de outra forma, é do tipo bibliográfica, com natureza descritiva e inventariante, permeada por análise de conteúdo. Quanto ao marco temporal, inicia-se em 2013 quando da implantação do Programa de Modernização da Rede Federal para Uso de Tecnologias Educacionais (PMTE) – integrante das políticas digitais do governo federal, através do qual se distribuiu tablets aos docentes da rede federal, com vistas à sua utilização nas práticas escolares–, vindo até 2018. Como resultados, a pesquisa apresenta o prosseguimento da postura tecnocêntrica no discurso acadêmico e o crescimento do posicionamento crítico frente às tecnologias. Observou-se a lacuna de trabalhos sobre a formação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) e da sua percepção sobre tecnologias na EPT. Em articulação com a EPT, foi aplicado pelo pesquisador um produto educacional à professores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Câmpus Goiânia Oeste, os quais realizaram a leitura e sua validação.
Abstract: In the contemporary world, digital technologies has been taken part in human experiences, directly integrating educational, social, political, economic and cultural experience. Increasingly “naturalized” in social relationships, they influence behavior patterns, transforming people's way of thinking, feeling and acting. Within the numerous analytical possibilities of the theme, the present dissertation presents the results of a research, related to the theme of technologies, focusing on the theoretical orientations pertinent to the relationship between technology and Professional and Technological Education (EFA). Thus, the objective is to analyze this relationship in specialized scientific journals, published in Brazil by the journal portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), between 2013 and 2018. Identifying articles that deal with the use of technologies in EPT. Specifically, the research chose the following scope: to identify, in the articles found, the speeches that form the readings about the uses of technologies in EPT, identifying the theoretical orientations that permeate their reflections. Regarding the methodology, the study is based on qualitative research that uses quantitative data. In other words, it is bibliographic, with a descriptive and inventive nature, permeated by content analysis. As for the time frame, it starts in 2013 when the Federal Network Modernization Program for the Use of Educational Technologies (PMTE) was implemented - part of the federal government's digital policies, through which tablets were distributed to teachers in the federal network, with a view to its use in school practices–, coming until 2018. As a result, the research presents the continuation of the technocentric stance in academic discourse and the growth of the critical position in relation to technologies. There was a gap in studies on the training of Administrative Technicians in Education (TAE) and their perception of technologies in EFA. In conjunction with the EPT, an educational product was applied by the researcher to professors at the Federal Institute of Science and Technology of Goiás (IFG), Câmpus Goiânia Oeste, who performed the reading and its validation.
Palavras-chave: tecnologia
EPT
educação
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: SILVA, Adriam Marcos da. Diálogos entre tecnologia e educação profissional e tecnológica (2013-2018.). 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1027
Data do documento: 12-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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