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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições do jogo pedagógico: Escape Room para o ensino de Química.
Título(s) alternativo(s): Game Contributions: Escape Room for teaching Chemistry.
Autor(es): Ferreira, Vinícius Goulart dos Reis
Primeiro Orientador: Deus, Thiago Cardoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Deus, Thiago Cardoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Malaquias, Arianny Grazielly Baião
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Resumo: O Escape Room vem sendo utilizado como uma estratégia de ensino em diferentes áreas. Esse tipo de jogo apresenta uma história com início, meio e fim, na qual o jogador se vê preso em um ambiente e precisa resolver enigmas para se libertar. O Escape Room, quando jogado em grupo, permite a colaboração e cooperação entre os alunos, ações que contribuem para um bom diagnóstico e aprendizagem de conceitos. O projeto busca propor e avaliar o jogo pedagógico como uma estratégia de discussão e avaliação de conceitos de química. Neste trabalho, o jogo busca realizar discussões acerca dos diferentes conteúdos de química abordados no ensino médio. O jogo foi aplicado em duas turmas de 3° ano do ensino médio, escola situada no município de Anápolis. Essa pesquisa qualitativa usou como método de análise dos dados a análise de conteúdo. Com base nas teorias piagetianas, a pesquisa se valida nas concepções de assimilação e acomodação, que estão inseridas nos estágios de crescimento da criança. Os resultados obtidos mostraram que o jogo, para essas turmas, apresentou grande evidência na Função Educativa Diagnóstica do jogo pedagógico. Outras funções do jogo pedagógico também puderam ser observadas, mas em menor destaque, indicando que se faz necessário a atuação do professor na reformulação do jogo para futuras aplicações. Essas funções poderão aparecer mais equilibradas ao alterar a abordagem utilizada no jogo, como uma revisão de conteúdos antes da aplicação e com uma melhor produção visual do jogo. Dessa forma, o jogo como ferramenta de ensino, contribuiu para a elucidação de novas formas de ensino-aprendizagem, desta forma, abre espaço para mais tentativas de aplicações com bases nos conceitos de jogos no formato escape room. As contribuições de Piaget (1972) sobre aprendizagem foram a base de fundamentação teórica do trabalho.
Abstract: The game Escape Room has been used as a teaching strategy in different areas. This type of game features a story with a beginning, middle and end, in which the player finds himself trapped in an environment and needs to solve puzzles to free himself. The Escape Room, when played in a group, allows collaboration and cooperation between students, actions that contribute to a good diagnosis and learning of concepts. The project seeks to propose and evaluate the pedagogical game as a strategy for discussing and evaluating chemistry concepts. In this paper, the game seeks to carry out discussions about the different contents of chemistry covered in high school. The game was applied in two classes of the 3rd year of high school, a school located in the city of Anápolis (Goiás). This qualitative research used content analysis as a data analysis method. Based on Piagetian theories, the research validates itself in the conceptions of assimilation and accommodation, which are inserted in the child's growth stages. The results obtained showed that the game, for these groups, showed great evidence in the Diagnostic Educational Function of the pedagogical game. Other functions of the pedagogical game could also be observed, but in lesser emphasis, indicating that it is necessary for the teacher to act in the reformulation of the game for future applications. These functions may appear more balanced by changing the approach used in the game, such as reviewing content before application and with better visual production of the game. In this way, the game as a teaching tool contributed to the elucidation of new ways of teaching and learning, thus opening space for more attempts at applications based on the concepts of games in the escape room format. Piaget's (1972) contributions on learning were the theoretical basis of the work.
Palavras-chave: Aprendizagem
Jogo
Escape Room
CNPq: Ensino – Aprendizagem: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
Citação: FERREIRA, Vinicius Goulart dos Reis. Contribuições do jogo pedagógico: Escape Room para o ensino de Química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Química ) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis - GO, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1021
Data do documento: 2-Fev-2022
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