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- Ensino; Educação; Ciências Humanas 1
- Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Matemática Crítica, apresentada por Ole Skovsmose, pode contribuir na emancipação humana. Para alcançar tal objetivo apresentamos uma breve biografia do pesquisador Ole Skovsmose e alguns conceitos importantes para a compreensão da Educação Matemática Crítica como democracia e justiça social. Considerando o objetivo da pesquisa optamos por realizar uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. O corpus de pesquisa foi organizado com base nos artigos publicados, em língua portuguesa, por Ole Skovsmose, a fonte de busca destes artigos foi o Currículo Lattes do pesquisador. No esforço de captar a realidade na relação entre o movimento da Educação Matemática Crítica e a emancipação humana nos propusemos o exercício de pensar essa relação numa perspectiva dialética considerando suas contradições. A análise foi realizada tomando como singularidade as palavras-chaves dos artigos que compõe o corpus de pesquisa, a partir do conceito atribuído a cada palavra-chave nas pesquisas sobre Educação Matemática Crítica foi possível perceber contribuições desse movimento para uma formação humana emancipatória bem como lacunas que impedem que de fato haja uma emancipação humana plena suprimindo completamente a alienação humana. 1
- Este trabalho busca estabelecer uma base introdutória a teoria da análise qualitativa de equações diferenciais ordinárias. Inicialmente, apresentamos os fundamentos básicos que regem o campo de estudo de equações diferenciais, definindo do que se trata equações diferenciais e problemas de valor inicial. Em seguida, esses conceitos são estendidos para sistemas de equações diferenciais, trazendo os principais teoremas que embasam a solução de sistemas e a utilização de autovetores e autovalores na solução de sistemas homogêneos com coeficientes constantes. Frente a todos esses conceitos, iniciamos o estudo da teoria da análise qualitativa, explicitando o que são sistemas autônomos, retratos de fases, os possíveis pontos críticos de sistemas lineares com coeficientes constantes e a identificação de sistemas localmente lineares. Finalmente, finalizamos o trabalho apresentando aplicações dessa teoria para sistemas dinâmicos de vibrações mecânicas não-lineares. Concluímos que a análise qualitativa desempenha um papel importante no estudo de sistemas dinâmicos ao permitir uma compreensão global das propriedades do sistema. 1
- Física 2
- Geotécnica 1
- Grande área de conhecimento: Letras, Linguística, Artes / Área de conhecimento: Artes / Sub-área de conhecimento: Dança. 1
- Grande Área: 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; Área: 7.02.00.00-9 Sociologia; e Subárea: 7.02.07.00-3 Outras Sociologias Específicas. 1
- Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação. 1
- Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química 1
- Grande Área: Ciências Humanas, Área: Educação, Sub-área: Educação ambiental. 1
- Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações. 1
- Grande Área: Engenharias e Computação Subárea: Logística e Transporte de Cargas 1
- Grande Área: Probabilidade e estatística Área do Conhecimento: Probabilidade e Estatística Aplicadas Subárea: Análise de dados 1
- Indicadores de desempenhos; Controle de estoque, giro de estoque 1
- Instalações Elétricas Prediais e Industriais 1
- Licenciatura em Química 1
- Linguística, Letras e Artes 3
- LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA 1
- Lingüística, Letras e Artes Artes Dança 2
- Matemática 7