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Tipo: Dissertação
Título: Escolas rurais e trabalho docente: A atuação em ciências e em matemática
Autor(es): Almeida, Mara Sandra de
Primeiro Orientador: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Leal, Cátia Regina Assis Almeida
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre o ensino médio ofertado em quatro escolas rurais de Jataí, com o objetivo de identificar as condições em que se dá essa oferta, principalmente no que se refere ao trabalho docente nas áreas de ciências e de matemática. Partindo do pressuposto de que o debate sobre a educação rural no Brasil, iniciado a partir da década de 1990, ainda não chegou às escolas, investigou-se quatro escolas, situadas em propriedades rurais, que ofertam ensino médio. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo que se desenvolveu por meio de revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Verificou-se que as condições em que se realiza o trabalho docente na área de ciências e de matemática, no ensino médio, ofertado nas escolas investigadas, contribuem para a “naturalização” da reprodução de uma educação urbanocêntrica, bem como inviabiliza o envolvimento do professor com a comunidade rural, impossibilitando, assim, que o trabalho docente seja pensado a partir das necessidades dessa comunidade. A partir dos resultados da pesquisa, elaboramos a proposta de um curso de capacitação de professores da área de ciências e de matemática, que atuam no ensino médio rural de Jataí, com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão e debate sobre uma educação voltada para os interesses da comunidade rural.
Abstract: This paper results from a research about The High School in four rural schools in Jataí, with the goal of identify the conditions of these offers, especially the references to the teaching work in the sectors of science and mathematics. Starting from presupposition that the debate about the Rural Education in Brazil, starting from the 1990s, not yet come to schools, was investigated four schools, located in rural properties, that offers High School. Was realized a qualitative research, that developed through literature review, document research and field research. Was verified that the conditions that realizes the teaching work in sectors of science and mathematics, in High School in the investigated schools, that contribute for the "naturalization" of the reproduction of an Urban Education, as well as, turning unfeasible the involvement of the Teacher and the Rural Community, turning impossible, like this, the teaching work be thought starting from the necessity of this community. From the research results, was elaborate the proposal of an course of capacity of Teachers in sectors of Science and Mathematics, that operate in Rural High School of Jataí, with the objective of provide moments of reflection and debate about an Education turned for the interests of the rural community.
Palavras-chave: Educação Rural, Ensino Médio, Trabalho Docente, Gestão e Ensino de Ciências e de Matemática.
CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/32
Data do documento: 2-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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