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Tipo: Dissertação
Título: A Educação ambiental nas Escolas da rede municipal de ensino de Aporé - GO
Autor(es): Lima, Lilian Kely de Assis
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina Longhin
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise da situação da Educação Ambiental nas escolas da rede municipal de ensino do município de Aporé no estado de Goiás. Com o agravamento dos problemas ambientais, diante do aumento do consumismo, da exploração predatória dos recursos naturais e da irreversibilidade dos danos ambientais, faz-se urgente a implementação da Educação Ambiental como instrumento da desalienação e da transformação social a partir da construção de um novo paradigma societário, cujos valores humanos e naturais sobreponham os valores de mercado. A Educação Ambiental não constitui por si só a salvação do planeta, mas trata-se de um instrumento fundamental para a construção de uma nova forma de relação dos seres humanos entre si e com a natureza. Assim, procurouse fazer uma análise da efetivação da Educação Ambiental nos espaços escolares, haja vista legitimidade legal que trata o tema como transversal e obrigatório no currículo a partir da Educação Infantil. Durante o estudo foi possível constatar que a Educação Ambiental ainda não constitui uma realidade na escola, ela não é trabalhada transversalmente conforme preconiza a legislação, ao contrário, são percebidas algumas ações fragmentadas. Ao término do trabalho foram identificadas como possíveis causas para a não efetivação da Educação Ambiental, a ineficiência das formações inicial e continuada dos professores, no que tange o preparo para o trato com o assunto. Os professores não conhecem a legislação, tampouco reconhecem os preceitos teóricos que sustentam as propostas para a efetivação da Educação Ambiental nas escolas.
Abstract: This paper aims to analyze the situation of environmental education at schools in the municipal schools in the city of Aporé, state of Goiás. With the worsening of the environmental problems, in the face the rise of consumerism, the predatory exploitation of natural resources and irreversible environmental damage, it is imperative to implement environmental education as an instrument of alienation and social transformation through the construction of a new corporate paradigm, whose human and natural values overlap market values. Thus, environmental education does not constitute by itself the salvation of the planet, but it is a key to build a new relationship of human beings with each other and with the nature. Therefore we tried to do an analysis of the effectiveness environmental education of school spaces, given legal legitimacy to the theme as transversal and compulsory in the curriculum starting in the Childhood Education. During the study it was found that environmental education is still not a reality at the school, it is not worked crosswise as required by law, unlike some fragmented actions are perceived by some and others who feel affinity for the subject. At the end of the study , they were identified as possible causes for the non-effectiveness of Environmental Education the inefficiency of initial and continuing formation about the preparation for dealing with subject. The teachers do not know the law, neither the theoretical principles that support the proposals for the realization of Environmental Education in schools.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Temas Transversais, Formação de professores.
CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/31
Data do documento: 28-Nov-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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