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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da mediação na LIBRAS e a negociação de significados no processo de aprendizagem/aquisicão da Língua Portuguesa Como L2 em crianças surdas
Autor(es): Almeida, Regiane Costa de
Primeiro Orientador: Bandeira, Alix Costa Lima Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Bandeira, Alix Costa Lima Pinto
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Wáleria Batista S. V.
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Josiane dos Santos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender qual é o papel da língua de sinais para a aprendizagem do português escrito por sujeitos surdos. Para tanto, consideramos durante a nossa análise qual a importância dos conhecimentos prévios partilhados na produção de texto em língua portuguesa por sujeitos surdos e como o processo de escrita-negociação de significados-reescrita auxilia na aprendizagem das formas e estruturas da língua portuguesa em textos de sujeitos surdos. Analisaram-se duas produções textuais e suas respectivas retextualizações de dois garotos surdos, Gabriel e Miguel, sujeitos da pesquisa apresentada no livro “O papel do outro na escrita do sujeito surdo”, de Ana Cristina Guarinello (2007). Para fundamentar a presente pesquisa, buscando compreender o histórico educacional dos surdos, foram utilizados teóricos como Pereira (2011), Sacks (2010) e Skilar (2016). Tomou-se como referencial teórico sobre a língua de sinais, aquisição de linguagem em crianças surdas e escrita de crianças surdas teóricos como Gesser (2009), Quadros (1997, 2000, 2011) e Pereira (2011, 2015).
Abstract: The aim of this study was the comprehension the role of sign language in the learning process of written Portuguese by deaf individuals; how important is the shared prior knowledge in the writing in Portuguese by deaf individuals; how the process of writing/negotiating meanings/rewriting helps in learning the forms and structures of the Portuguese language in the writing of deaf individuals, based on the analysis of textual productions, as well as the recontextualization of the writing of two Brazilian deaf boys, Gabriel and Miguel, subjects in the research published on the book “O papel do outro na escrita de sujeitos surdos” written by Ana Cristina Guarinello (2007). In order to support the present study, theorists such as Pereira (2011), Sacks (2010) and Skilar (2016) were taken as theoretical framework to comprehend the historical background in deaf people education. As theoretical framework on sign language, language acquisition in deaf children and writing of deaf children, were taken theorists such as Gesser (2009), Quadros (1997, 2000, 2011) and Pereira (2011, 2015).
Palavras-chave: Surdez, Língua de sinais, Português escrito, Negociação de Significados
CNPq: 7.08.00.00-6 Educação 7.08.01.02-9 História da Educação 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes 8.01.00.00-7 Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/285
Data do documento: 8-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

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