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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise Comparativa da Capacidade de Carga de Estacas Hélice Contínua por meio de Provas de Carga e por métodos Semiempíricos
Título(s) alternativo(s): Comparative Analysis of Continuous Flight Auger Piles Load Capacity Obtainned from Load Tests and Semiempiric methods
Autor(es): Gouveia, Lorrana Almeida
Primeiro Orientador: Batalione, Giovane
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Melo, Sandra Kurotusch
metadata.dc.contributor.referee1: Batalione, Giovane
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Sandra Kurotusch
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Matilde Batista
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, João Carlos de
Resumo: O dimensionamento dos elementos de uma fundação depende de fatores relativos ao projeto estrutural bem como aos pertinentes às características das camadas do subsolo, ao qual serão dissipadas as cargas estruturais. Os fatores relacionados ao solo, geralmente são obtidos de forma semiempírica através das informações do laudo de sondagem Standart PenetrationTest (SPT). Devido à estrutura complexa e variável dos solos, e das variáveis técnicas executivas dos tipos de fundações, inúmeras pesquisas e métodos de dimensionamento foram desenvolvidos ao longo de décadas, incluindo notórios trabalhos propostos por engenheiros e pesquisadores brasileiros, consagrados mundialmente. Dentre esses destacam-se os métodos semiempíricos de Aoki-Velloso (1976) e Décourt-Quaresma (1996). Em ambos, os fatores de segurança e cargas admissíveis, exigidos e recomendados pela norma de fundações brasileira, a NBR 6122 (ABNT, 2010), são definidos para se garantir a integridade e a segurança da estrutura. Esses coeficientes de segurança, podem ser avaliados na prática através de ensaios de campo, denominados de Prova de Carga, realizados conforme a NBR 12131 (ABNT, 2006), a partir da comparação com os valores de cargas admissíveis obtidos nos métodos de dimensionamento. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo avaliar os reais fatores de segurança de estacas hélice contínua de quatro obras em execução na cidade de Goiânia, por meio de resultados de ensaios de Prova de Carga, avaliando a eficácia dos métodos de dimensionamento de Aoki- Velloso e DécourtQuaresma, em conformidade com os valores sugeridos pela NBR 6122 (ABNT, 2010). Desenvolvido através da utilização dos métodos semiempíricos citados para o cálculo de capacidade de carga e carga admissível das estacas e acompanhamento de ensaios de campo de Prova de Carga, o projeto de conclusão de curso demonstrou, ao final, que os referidos métodos atendem às exigências impostas pela NBR 6122 (ABNT, 2010), em relação aos fatores de segurança mínimo, quando o ensaio de Prova de Carga é satisfatório. Nesses casos, o fator de segurança real chega a ser maior que o fator de segurança de cálculo. Concluiu-se também que o método Aoki-Velloso é mais conservador que o Décourt-Quaresma ao fornecer fatores de segurança mais elevados.
Abstract: The dimensioning of the elements of a foundation depends on factors related to the structural design as well as those pertinent to the characteristics of the subsoil layers, to which the structural loads will be dissipated. The factors related to the soil are obtained semi-empirically through the information of the report of the Standart PenetrationTest (SPT). Due to the complex and variable structure of the soils and the executive technical variables of the types of foundations, numerous researches and methods of dimensioning were developed over decades, including notorious works proposed by Brazilian engineers and researchers, consecrated worldwide. Among these, the semi-empirical methods of Aoki-Velloso (1976) and Décourt- Quaresma (1996) stand out. In both sizing methods, safety factors and permissible loads, required and recommended by the Brazilian foundation standard, NBR 6122 (ABNT, 2010), are defined to ensure the integrity and safety of the structure. These safety factors must be evaluated in practice through field tests, called Load Testing, carried out in accordance with NBR 12131 (ABNT, 2006), from the comparison with the permissible load values obtained in the sizing methods. In this sense, the present work of course completion has the objective of evaluating the current safety factors of Continuous Flight Auger Piles of four works in the city of Goiânia, by means of results of Load Testing, evaluating the effectiveness of the methods of dimensioning of AokiVelloso and Décourt- Quaresma, in accordance with the values suggested by norm NBR 6122 (ABNT, 2010). Developed through the use of semiempirical methods cited for the calculation of load capacity and load allowed of piles and follow-up of field Load Tests, the course completion project demonstrated, in the end, that these methods meet the requirements imposed by NBR 6122 (ABNT, 2010), in relation to minimum safety factors, when the Load Test is satisfactory. In this cases, the value of the actual safety factor found was higher than the safety factor of calculation. It was also concluded that the Aoki-Velloso method is more conservative than DécourtQuaresma by providing higher safety factors.
Palavras-chave: Capacidade de Carga
Estaca Hélice Contínua.
Fator de Segurança.
Métodos Semiempíricos.
Prova de Carga.
CNPq: Engenharias; Geotécnica; Fundações e Escavações
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: GOUVEIA, Lorrana Almeida. Análise comparativa da capacidade de carga de estacas hélice contínua por meio de provas de carga e por métodos semiempíricos. Goiânia: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, 2018. 183 f. : il.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/241
Data do documento: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

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