Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/238
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A linguagem da dança no ensino de arte. Vivências de Dançaterapia no método Maria Fux.
Autor(es): Tavares, Massimo Falleti
Primeiro Orientador: Pinto, Marcelo Jungmann
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar os desdobramentos da legislação referente ao ensino de Arte e sua efetiva aplicação no âmbito escolar, a partir da LDB 5.692/‟71, destacando a LDB 9.394/‟96 até a última versão da BNCC de 2018. A análise considera o ensino de Arte em geral e, no específico, a linguagem e vertente da Dança. Será apresentada a dançaterapia, método Maria Fux, na sua contextualização histórica e nos seus princípios gerais. A Dançaterapia é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir” único e vivo de cada ser humano. As conexões entre método Maria Fux e a BNCC foram estabelecidas a partir da apresentação e análise de projeto. A pesquisa teve enfoque descritivo e utilizou o método dedutivo. Cabe ressaltar que o levantamento de dados se deu através de consulta bibliográfica, documental e relato de experiências. Palavras-chave: Arte. Dançaterapia. Escola
Abstract: This research analyses the effects of the application of the law related to teaching Art disciplines and its real impact on school education from LDD 5692/71, with a close sight to LDB 9.394/96 till the latest version of the BNCC of 2018. This analysis considers the Art disciplines in general and, more specifically, the Dance language. Dance-therapy, according to Maria Fux‟s method, is introduced in its historical context and its present principles. Dance-therapy is a path to re-gain one‟s own language of the body through creative stimulations that favour the connection of the movement to the unique and true “feeling” peculiar to each human being. The connections between Maria Fux‟s method and the BNCC are established from the presentation and analysis of the “Dança Criativa” (“Creative Dance”) Project, through its colours and its senses. This research has a descriptive approach and makes use of the deductive method. All facts and data have been gathered through bibliographic consultations, access to documents and reports from Dance-therapy sessions. Keywords: Art. Dance-therapy. School.
Palavras-chave: Palavras-chave: Arte. Dançaterapia. Escola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/238
Data do documento: 6-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Massimo Falleti Tavares.pdf525,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.