Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/231
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino desenvolvimental: contribuições para o ensino-aprendizagem dos conceitos científicos
Autor(es): Varella, Luís Guilherme Maurício
Primeiro Orientador: Souza, Simone Ariomar de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Shirley Carmem da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Simone Ariomar
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Shierley Carmem da
metadata.dc.contributor.referee3: Mendonça, Danila Fernandes
Resumo: Buscou-se com este trabalho apresentar um método de ensino que pode ser utilizado em substituição ao método de ensino tradicional que ainda é muito utilizado na maioria das escolas brasileiras. Esse método é a Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov, é um método eficaz, pois permite que as escolas atinjam os seus objetivos nos dias de hoje, no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim para melhorar a qualidade da educação no nosso país. O método de ensino tradicional não mais atende os objetivos da escola nos dias atuais, pois a nossa sociedade é muito dinâmica, e está em constante mudança, novas tecnologias estão surgindo o tempo todo; máquinas, robôs, substituirão cada vez mais a mão de obra que no presente é feita por pessoas; cada vez mais a busca por um lugar no mundo do trabalho será mais acirrada. Portanto, o objetivo da escola nos dias de hoje, é o de fazer os alunos aprenderem a aprender, é o de desenvolver a capacidade mental, o cognitivo dos alunos, para que eles consigam exercer o seu papel na sociedade de maneira satisfatória no futuro. Como objetivo principal neste trabalho, buscou-se apresentar as possíveis contribuições da teoria do ensino Desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos científicos; quanto aos demais objetivos, apresentou-se e analisou-se a Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov, buscando contribuir com os debates da área de ensinoaprendizagem, no contexto escolar de nosso país. A Teoria do Ensino Desenvolvimental propõe desenvolver a capacidade mental, o cognitivo dos alunos, por meio dos conteúdos. O cerne dessa teoria é o ensino voltado para a formação de conceitos, o aluno participa da formação do conceito, e não simplesmente memoriza o mesmo pronto e acabado. Na elaboração da presente proposta de investigação, o método empregado foi a pesquisa bibliográfica, ancorada na literatura publicada, tais como livros, artigos, e revistas técnicas na área da educação, que tem como referencial teórico o próprio Davydov; ademais, usufruiu-se da literatura de pesquisadores na área da educação de renome, como Vygotsky, uma vez que a Teoria do Ensino Desenvolvimental tem como base a sua Teoria Histórico-Cultural. Não obstante, utilizou-se a literatura de José Carlos Libâneo, defensor da teoria de Davydov, e que vem a muitos anos se debruçando no pensamento do mesmo. Diante disso, espera-se que este trabalho contribua com os debates na área da educação, fomentando novas reflexões e, apontando meios para se pensar melhor o processo de ensino-aprendizagem em nosso país.
Abstract: The aim of this work was to present a teaching method that can be used instead of the traditional teaching method that is still widely used in most Brazilian schools. This method is Davydov's Theory of Developmental Teaching, it is an effective method, since it allows the schools to achieve their goals in the present day, as far as the teaching-learning process is concerned, thus contributing to improve the quality of education in the our country. The traditional teaching method no longer meets the objectives of the school nowadays, because our society is very dynamic, and is constantly changing, new technologies are emerging all the time; machines, robots, will increasingly replace the labor force that in the present is made by people; more and more the search for a place in the world of work will be more fierce. Therefore, the goal of today's school is to make students learn to learn, it is to develop the mental, cognitive ability of students, so that they can play their part in society in a satisfactory way in the future. The main objective of this work was to present the possible contributions of developmental theory to the teachinglearning process of scientific concepts; Davydov's Theory of Developmental Education was presented and analyzed, aiming to contribute to the debates of the teaching-learning area, in the school context of our country. The Theory of Developmental Teaching proposes to develop the mental capacity, the cognitive of the students, through the contents. At the heart of this theory is teaching focused on the formation of concepts, the student participates in the formation of the concept, and not simply memorizes it ready and finished. In the elaboration of the present research proposal, the method used was the bibliographical research, anchored in published literature, such as books, articles and technical journals in the area of education, which Davydov himself has as theoretical reference; In addition, he enjoyed the literature of researchers in the area of renowned education, such as Vygotsky, since the Theory of Developmental Teaching is based on his Historical-Cultural Theory. Nevertheless, the literature of José Carlos Libâneo, defender of the theory of Davydov, and that has been for many years focusing on the thought of the same one, was used. Given this, it is expected that this work contributes to the debates in the area of education, fostering new reflections and, pointing out ways to think better the teaching-learning process in our country.
Palavras-chave: Ensino Desenvolvimental
Teoria histórico-cultural
Conceitos Científicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/231
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PRONTO LUÍS GUILHERME MAURÍCIO VARELLA.pdf802,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.