Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/209
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Geogrelha como reforço de subleito: estudo de caso em Goiânia - GO
Autor(es): Martins, Cleber Guimarães
Fortes, Rafael Bueno
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Arlam Carneiro
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Wanderley Azevedo de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Ana Carolina Guimarães Mendes de Sousa Rodrigues
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo da influência do reforço com geogrelhas no desempenho de pavimentos com solos de baixa capacidade de compactação. Primeiramente é apresentado um breve estudo sobre os diferentes tipos de geossintéticos que são empregados na engenharia geotécnica, bem como sua interação com o solo, relacionando, assim, os principais métodos empíricos de dimensionamento de estradas sobre solos moles. O método de Giroud e Noiray (1981), foi aplicado para determinar a altura necessária para compor um aterro de estradas não pavimentadas. Em sequência, utilizou-se o método de Meyer e Elias (1999) que verificou a estabilidade do dimensionamento e cálculo do fator de segurança para cada caso. O estudo também é composto pela análise de custo-benefício operacional, que simulou o custo de implementação de cada dimensionamento proposto, levando em consideração os materiais gastos, a mão de obra, os equipamentos necessários e a verificação de tensões e deformações do solo, com o auxílio do programa computacional GeoStudio. O objeto deste estudo é um trecho que foi dimensionado, calculando-se alturas diferentes de camadas de aterro para cada tipo de geossintético previamente selecionado, situado em uma obra localizada em Goiânia – Goiás. A análise dos resultados buscou destacar os dimensionamentos que apresentaram resultados melhores e estudar a possibilidade de implementação de cada caso quanto ao custo, viabilidade e estabilidade. Foi verificado que o dimensionamento com o menor custo de implementação possível não apresentou resultados melhores que os do caso de dimensionamento na obra estudada quanto a estabilidade. Contudo, é uma possível solução para reduzir o custo operacional de execução do reforço.
Abstract: This work presents the study of the influence of the geogrids reinforcement on the performance of pavements with low compaction capacity soils. First, a brief study is presented on the different types of geosynthetics that are used in geotechnical engineering, as well as their interaction with the soil, thus, relating the main principal methods of road sizing on soft soils. The Giroud and Noiray(1981) method studied, was applied to determine the necessary height to compose a landfill of unpaved roads. In sequence, the Meyer and Elias method (1999) was used to verify the stability of the sizing and it calculated the security method for each case. These study is also composed for the analysis of operational cost benefit, that simulated the implementation cost of each proposed sizing, considering the spend materials, the labor, the necessary equipments and the verification of soil tensions and deformations, with the aid of the GeoStudio computer program. The object of these study is a road stretch that was scaled by calculating different heights of landfill layers for each type of previously selected geosynthetic, situated in a construction work in Goiânia – Goiás. The analysis of the results sought to highlight the projects that presented the best results and to study the possibility of implementing each case in relation to cost, feasibility and stability. It was verified that the design with the lowest possible implementation cost did not present better results than the case of design in the studied work as stability. However it is a possible solution to reduce the operational cost of execution of the reinforcement.
Palavras-chave: Reforço de subleito
Meyer e Elias
Geogrelha
Giroud e Noiray
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/209
Data do documento: 31-Jan-2018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cleber Martins_Rafael Fortes.pdftcc_Cleber Martins_Rafael Fortes3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.