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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão cultural e linguística do aluno surdo no contexto escolar: entre o real e o ideal
Título(s) alternativo(s): Cultural and language inclusion of the deaf student in the school context: between the real and the ideal
Autor(es): Simões, Maria José Santos
Primeiro Orientador: Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Wanderley Azevedo de
metadata.dc.contributor.referee3: Aguiar, Thiago Cardoso
Resumo: Este presente projeto faz parte da linha de pesquisa Linguagem, Educação e Cultura do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Nesta abordarmos questões referentes ao processo educativo inclusivo dos sujeitos surdos a fim de apontar os pontos positivos e negativos dessa proposta e as perspectivas para esse tipo de educação. Tal pesquisa, cujo tema é ‘Inclusão Cultural e Linguística do Aluno Surdo no Contexto Escolar: entre o real e o ideal”, teve como objetivo realizar um estudo comparativo entre a proposta de Educação Inclusiva e a Educação Bilíngue para Surdos. Como uma forma de analisar os dados obtidos realizamos uma pesquisa bibliográfica com documentos da área e pesquisas já consolidadas sobre o assunto. Sendo uma revisão bibliográfica, tal pesquisa, procurou construir uma nova forma de olhar na diferença e sobre a interação e processo educativos na escola. Incluir o aluno surdo é fundamental enfatizar acessibilidade em sua comunicação na Língua de Sinais brasileira (LIBRAS) e se está sendo considerada nos diferentes momentos da educação de surdo. A ausência da língua de sinais é causa dos grandes problemas ocorridos. Se de modo geral, atualmente, os estudos priorizam questões que refletem sobre a Língua de Sinais e a Identidade Social do Surdo no espaço escolar e como mediante a legislação se cumpre a inclusão do aluno surdo. Nesse sentido, a presente pesquisa descreveu esses aspectos ressaltando as perspectivas da educação inclusiva especial, e cultural do aluno surdo.
Abstract: This project is part of the research line Language, Education and Culture of the Degree in Bilingual Pedagogy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG). In this, we address issues related to the inclusive educational process of deaf subjects in order to point out the positive and negative aspects of this proposal and the perspectives for this type of education. This research, whose topic is 'Cultural and Linguistic Inclusion of the Deaf Student in the School Context: between the real and the ideal', aims to make a comparative study between the proposal of Inclusive Education and Bilingual Education for the Deaf. As a way of analyzing the obtained data we carried out a bibliographical research with documents of the area and already consolidated researches on the subject. A literature review, such research, constructed a new way of looking at difference and about the interaction and educational process in school. Including the deaf student is essential to emphasize accessibility in their communication in the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and is being considered in the different moments of deaf education. The absence of sign language is the cause of most problems. If, in general, the studies currently prioritize questions that reflect on the Sign Language and the Social Identity of the Deaf in the school space and how the legislation fulfills the inclusion of the deaf student. In this sense, the present research described these aspects highlighting the perspectives of the special and cultural inclusive education of the deaf student.
Palavras-chave: Educação de surdos
Educação inclusiva
Educação bilíngue
Língua de sinais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/202
Data do documento: 3-Dez-2018
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