Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/201
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e diversidade: o perfil do estudante surdo no estado de Goiás
Título(s) alternativo(s): Education and diversity: the profile of the deaf student in the state of Goiás
Autor(es): Santos, Andrea Silva
Primeiro Orientador: Vilasboas, Jaqueline Pereira de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Thiago Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Braga, Keith Daniani da Silva
Resumo: O debate da educação das pessoas com surdez ganha novos contornos a partir do reconhecimento legal, com a Lei n.º 10.436/2002, da Libras como a língua utilizada pela comunidade surda brasileira. As dificuldades encontradas pelas pessoas surdas nos diferentes espaços sociais, principalmente na escola, precisam ser melhor conhecidas e superadas para direcionar a implementação das políticas públicas educacionais e orientar outras providências no campo da inclusão. Assim o objetivo deste trabalho é apresentar um perfil da população surda residente no Estado de Goiás, bem como realizar um breve diagnóstico da situação escolar dos/as estudantes surdos/as matriculados na educação básica no Estado de Goiás. A perspectiva teórica que iluminará a realização da pesquisa está assentada nos conceitos de diferença, desigualdade, diversidade e identidades articuladas à temática da educação, apoiadas nas contribuições teóricas de autores como: Rocha (1988); Silva (2000); Mantoan (2003); Skliar (2003); Barros (2006); Pimenta (2010); Abramowicz, Rodrigues, Cruz (2011); Carvalho (2012). Utilizaremos como estratégia metodológica a pesquisa quantitativa a partir da utilização dos dados do Censo Populacional elaborado pelo Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) referente ao ano de 2010, bem como os dados do Educacenso produzidos pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) referentes ao ano de 2017. Os dados foram analisados com a utilização do software de pesquisa qualitativa SPSS, cujas funcionalidades permitem fazer uma série de combinações, bem como a construção de gráficos, tabelas que facilitam a visualização e interpretação dos resultados. Os dados analisados permitem-nos sustentar a hipótese de que, embora inúmeros avanços tenham ocorrido no processo educacional das pessoas surdas, ainda é necessário investimento em políticas inclusivas que possibilitem a permanência e o êxito dos estudantes surdos/as nos espaços educacionais.
Abstract: The debate on the education of people with deafness takes on new outlines based on legal recognition, with Libras Law 10.436 / 2002, as the language used by the Brazilian deaf community. The difficulties encountered by deaf people in different social spaces, especially at school, need to be better known and overcome in order to direct the implementation of public educational policies and guide other measures in the field of inclusion. Thus the objective of this work is to present a profile of the deaf population residing in Goiás State, as well as to make a brief diagnosis of the school situation of deaf students enrolled in basic education in the State of Goiás. The theoretical perspective that will illuminate the achievement of the research is based on the concepts of difference, inequality, diversity and identities articulated to the theme of education, supported by the theoretical contributions of authors such as Rocha (1988); Silva (2000); Mantoan (2003); Skliar (2003); Barros (2006); Pimenta (2010); Abramowicz, Rodrigues, Cruz (2011); Carvalho (2012). We will use as a methodological strategy quantitative research based on data from the Population Census prepared by the Brazilian Institute of Statistics (IBGE) for the year 2010, as well as data from Educacenso produced by the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP ) for the year 2017. The data were analyzed using SPSS qualitative research software, whose functionalities allow to make a series of combinations, as well as the construction of graphs, tables that facilitate the visualization and interpretation of the results. The data analyzed allow us to support the hypothesis that, although many advances have occurred in the educational process of deaf people, it is still necessary to invest in inclusive policies that allow deaf students to stay and succeed in educational spaces.
Palavras-chave: Educação
Inclusão
Diversidades
Direitos
Surdos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/201
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Andrea Silva.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.