Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/198
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A gravura como meio de expressão para os alunos da disciplina arte do IFG
Autor(es): Sousa, Lenia de Oliveira Barbosa
Primeiro Orientador: Oliveira, Flávio Gomes de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rosirene Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ádria Lopes
Resumo: O presente estudo tem como tema a gravura e sua inserção na educação básica nacional, tomando por base a turma do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Goiás, Campus Cidade de Goiás. Desse modo, seu objeto se delineia a partir da percepção do que é a gravura e, e de que forma está presente no ensino básico, levando aos alunos um projeto que trabalha este campo da arte. De modo a salientar que mesmo vivendo constante processo de evolução desde sua invenção, a gravura ainda caminha a lentos passos no que se refere a ser uma referência nas escolas públicas no campo da arte. Este estudo parte de pesquisas desenvolvidas a partir de livros, artigos eletrônicos, revistas, e sites, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com os artistas goianos presentes neste trabalho, e de uma de conversa feita com os alunos após a aplicação do projeto. Por fim, os estudos apontam certa divergência no que diz respeito ao início da gravura, e aponta que sua história e seu desenvolvimento dependem de suas técnicas estarem nas mãos de grandes artistas ao longo da história, ou até mesmo ser “privilegiada” pelo fato de não ser considerada, no Brasil, nas décadas de 60 durante os governos militares, uma ameaça e assim ser uma das poucas manifestações culturais que conseguem o apoio do Estado. Porém, ainda assim a luta pelo reconhecimento da gravura ainda se faz presente, e apesar de toda sua história, ainda é um meio que não goza de incentivos para que se promova, e ainda é desconhecido por boa parte dos alunos, o que não nos dá esperança de que a sua luta e história sejam reconhecidas de maneira mais ampla, ou até mesmo, que surja uma nova geração de gravadores.
Abstract: The present study has as its theme the engraving and its insertion in the national basic education, based on the second year of high school students of the Federal Institute of Goiás, Campus Cidade de Goiás. In this way, its object is delineated from the perception of the which is the engraving, and how it is present in elementary education, leading students to a project that works in this field of art. In order to emphasize that, even though it has been a constant process of evolution since its invention, the engraving is still moving slowly in reference to public schools in the field of art. This study is based on researches developed from books, electronic articles, magazines, and websites, as well as semi-structured interviews with the Goiás artists present in this work, and from a conversation with the students after the application of the project. Finally, the studies point to a certain divergence with regard to the beginning of the engraving, and points out that its history and its development depend on its techniques being in the hands of great artists throughout history, or even to be "privileged" by the fact not to be considered a threat in Brazil in the 1960s during the military administrations and thus to be one of the few cultural manifestations that obtain the support of the State. However, the struggle for the recognition of the engraving is still present, and despite all its history, it is still a medium that does not have incentives to promote it, and is still unknown by many students, which do not gives hope that his struggle and history will be more widely recognized, or even that a new generation of engravers will emerge.
Palavras-chave: Gravura. Técnicas de gravura. Arte.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::GRAVURA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/198
Data do documento: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Lenia de Oliveira Barbosa Sousa.pdf5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.