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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação patrimonial e imagética na Cidade de Goiás: estudo de caso da intervenção e restauro da alegoria de Nossa Senhora do Rosário
Autor(es): Andrade, Neusa Divina Moreira Pinto
Primeiro Orientador: Santos, Rosirene Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Regina Duarte Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Flávio Gomes de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a alegoria da Nossa Senhora do Rosário composta por três elementos: Nossa Senhora do Rosário, Santa Catarina e São Domingos, localizada, hoje, no Santuário do Rosário, na Cidade de Goiás. A análise dessa alegoria contempla a compreensão de seus aspectos estilísticos, técnicos e iconográficos, reconhecendo a importância dessa alegoria para a identidade cultural da sociedade vilaboense. A partir daí, será analisado o processo de intervenção e restauro pelo qual perpassou referida imagem, a fim de compreender e elaborar uma proposta de educação patrimonial para o caso analisado. Trata-se de uma análise de caso, fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, sob uma metodologia que inclui análise comparativa teórica, estética, descrição e contextualização. A partir do presente trabalho percebe-se a importância da restauração e da educação patrimonial para a conservação da história por trás de referida alegoria, bem como o valor desta, no contexto da Cidade de Goiás, para as Artes Visuais, não como processo de criação, mas de conservação da arte sacra local. Ainda, para a educação e formação em Artes Visuais, colabora para a compreensão dos aspectos estéticos e simbólicos, identificação dos estilos e fomenta a análise imagética. Consequentemente fica evidente a importância do conhecimento da história da alegoria para a compreensão da cultura da sociedade vilaboense, para, a partir daí reconhecer a identidade cultural dos sujeitos e, em última análise, contribuir para a emancipação dos sujeitos envolvidos nessa ação.Palavras-chave: Conservação e Restauro; Educação Patrimonial; Alegoria de Nossa Senhora do Rosário.
Abstract: The present work aims to analyze an allegory of Our Lady of the Rosary through three elements: Our Lady of the Rosary, Santa Catarina and St. Domingos, located today in the Shrine of the Rosary, in the City of Goiás. The analysis of this allegory contemplates the understanding of its stylistic, technical and informative aspects, conquering an allegory importance for a cultural identity of the vilaboense society. From there, the process of intervention and restoration through which education has permeated the image, a process of understanding and a proposal of heritage education for the case analyzed will be analyzed. It is a case study, based on bibliographical and documentary research, under a methodology that includes theoretical comparative analysis, aesthetics, description and contextualization. From the present work we can see the importance of restoration and patrimonial education for the conservation of the history behind this allegory, as well as the value of this, in the context of the City of Goiás, for the Visual Arts, not as a creation process, but conservation of local sacred art. Also, for Visual Arts education and training, he collaborates to understand the aesthetic and symbolic aspects, to identify the styles and to promote the image analysis. Consequently, it is evident the importance of knowledge of the history of allegory in order to understand the culture of vilaboense society, in order to recognize the cultural identity of the subjects and, ultimately, to contribute to the emancipation of the subjects involved in this action. Keywords: Conservation and Restoration; Patrimonial Education; Allegory of Our Lady of the Rosary.
Palavras-chave: Conservação e Restauro; Educação Patrimonial; Alegoria de Nossa Senhora do Rosário.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/197
Data do documento: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

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