Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/196
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Surdez e autismo: possibilidades de intervenção pedagógica
Título(s) alternativo(s): Deafness and autism: pedagogical intervention possibilities
Autor(es): Borges, Thaynan da Rocha
Primeiro Orientador: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
metadata.dc.contributor.referee2: Tenório, Aleir Ferraz
metadata.dc.contributor.referee3: Mendez, Waleria Batista da Silva Vaz
Resumo: Este trabalho objetiva investigar, na bibliografia estudada, como é contemplado o estudo sobre o surdo autista, em particular a respeito das práticas inclusivas a partir de estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita, e divulgar possibilidades de intervenção constituídas, a fim de contribuir para melhora diante dessa especificidade. Este estudo é uma pesquisa de graduação, que trabalha na interface entre Educação, Inclusão e Formação do Pedagogo Bilíngue. O trabalho fundamenta-se na perspectiva da Inclusão do educando Surdo Autista e para isso foram utilizados como base teórica alguns autores como Mantoan (2006), Vigotsky (1983), Rocha (2016) e Chiote (2011). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de bases de dados virtuais, de forma quantitativa e qualitativa, com o aprofundamento da análise daqueles artigos diretamente relacionados ao tema deste estudo. Realizou-se uma busca utilizando as palavras-chaves nos bancos de dados virtuais. Por meio desta pesquisa foram constituídas duas categorias. A primeira trata da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: surdez e autismo. Os resultados encontrados para essa categoria reforçam a necessidade da educação inclusiva e discute sobre a inclusão de surdos. A segunda categoria por sua vez, denominada de “Surdo-autista e aprendizagem da leitura e escrita: presença e ausências na bibliografa encontrada e intervenções pedagógicas possíveis” apresenta como resultados a discussão da aprendizagem da leitura e da escrita e intervenções pedagógicas possíveis para o ensino aprendizagem de alunos surdo autistas. Entendemos que o ambiente escolar é propicio para a inclusão das diferenças, e o cuidado na elaboração de mediações pedagógicas que contemplem essas necessidades é fundamental. A partir das intervenções pedagógicas pode se entender que a inclusão do sujeito surdo autista reconhecerá a singularidade do indivíduo.
Abstract: This study aims to investigate, in the bibliography studied, how the study on the autistic deaf person is contemplated, in particular with regard to inclusive practices based on pedagogical strategies for teaching reading and writing, and to disseminate possibilities of intervention constituted in order to contribute to the improvement of this specificity. This study is a graduation research that works on the interface between Education, Inclusion and Training of the Bilingual Pedagogue. The work is based on the perspective of the Inclusion of the Autistic Deaf student and for this, some authors such as Mantoan (2006) were used as theoretical basis, where she discusses the difference of Integration and Inclusion, Vigotsky (1983) "Defectologia Sovietica" the disability compensation, Amanda Santos Rocha (2016) "Deafness and Autism: a case study," the theme approach with the aim of inserting information about autistic deaf people in Brazil, Fernanda de Araujo Binatti Chiote (2011) "Pedagogical mediation in the inclusion of children with autism in Early Childhood Education ", where the objective is to discuss pedagogical mediation in the inclusion of autistic children in Early Childhood Education. A bibliographic research was done through virtual databases, in a quantitative and qualitative way, with the deepening of the analysis of those articles directly related to the theme of this study. A search was performed using the keywords in the virtual databases. Through this research were constituted two categories. The first deals with special education in the perspective of inclusive education: deafness and autism. The results found for this category reinforce the need for inclusive education and discusses the inclusion of deaf people. The second category, called "Deaf-autistic and learning of reading and writing: presence and absences in the bibliography found and possible pedagogical interventions" presents as results the discussion of reading and writing learning and possible pedagogical interventions for teaching learning of autistic deaf students. We understand that the school environment is conducive to the inclusion of differences, and care in the elaboration of pedagogical mediations that contemplate these needs is fundamental. From the pedagogical interventions it can be understood that the inclusion of the autistic deaf subject will recognize the singularity of the individual.
Palavras-chave: Surdez
Autismo
Inclusão
Estratégias pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/196
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thaynan da Rocha.pdf528,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.