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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da língua(gem) como promotora do desenvolvimento do sujeito surdo: dando acesso à interação com o meio social
Título(s) alternativo(s): The role of language as a promoter of the development of the deaf subject: giving access to interaction with social media
Autor(es): Neves, Silvia Rodrigues Vicente
Primeiro Orientador: Aguiar, Thiago Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Thiago Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
metadata.dc.contributor.referee3: Chaibue, Karime
Resumo: O propósito desta pesquisa foi analisar os papeis das duas línguas: Língua Brasileira de Sinais – (Libras) e Português escrito como promotoras do desenvolvimento do sujeito Surdo, dando acesso à interação com o meio social. Para esta análise optou-se pela realização de pesquisa de cunho bibliográfico e pesquisa empírica. As análises dos dados foram numa abordagem qualitativa. Visou conhecer a importância da aquisição/aprendizagem (L1) Libras que é a língua natural do Surdo e usada para instrução e o Português para leitura e escrita considerada como (L2), ambas importantes para o desenvolvimento sociolinguístico e educacional deste sujeito. Dialogaremos com pesquisadores linguísticos como: Quadros e Karnopp (2008), Quadros e Cruz (2011) Santana e Bergamo (2005); Santana, (2007); que retratam o resultado dessa aquisição/aprendizagem tardia. Mais adiante com Silva (2000); mostrando o valor da língua adquirida precocemente. Com Goldefeld, (1997); a importância do Português para escrita e leitura. E em Quadros, (1997); Capovilla, (2002) abordando os caminhos do bilinguismo. Para sua base teórica social, compactuou-se com a teoria dialética, de Vygotsky, L.S. (1988); (1994); que reconhece o meio social e língua(gem) como essenciais para a constituição e desenvolvimento dos sujeitos. Foram coletadas informações através de entrevistas de dois graduandos e um graduado Surdos de cursos superior diversos, residentes na região metropolitana de Goiânia, tendo como referência o 2º semestre 2018. Os entrevistados, concordaram em contribuir com a pesquisa e assinaram o TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, ficando cientes do propósito deste trabalho e livremente se dispuseram a responder as perguntas da entrevista. As respostas foram analisadas buscando conhecer suas vivências e compará-las à luz da base teórica aqui estudadas, buscando respostas aos questionamentos levantados. Com apoio de um intérprete e com perguntas padronizadas, interação direta e filmada, usando Libras para sinalizar as perguntas e colher as respostas e o Português escrito para computação e reflexão dos resultados, o perfil dos Surdos com aquisição da Língua de Sinais e em tempo diferentes: precoce, adquirida no seio familiar de forma natural, a tardia, adquirida formalmente por meio da atividade educacional e um Surdo bilíngue, usuário de ambas as línguas. Resultando no entendimento que para o desenvolvimento sociolinguístico e educacional do Surdo é necessário a parceria: ricas relações sociais, língua acessível, metodologia correta e relações recíprocas entre professores e alunos e intérpretes. Esta pesquisa contribui para a área de estudos sociolinguísticos e educacionais dos Surdos, tendo em vista que o papel da Língua(gem) e do meio social são determinantes para o desenvolvimento deste sujeito, para desvencilharmos dos estigmas e estereótipos, permitindo atuarmos como profissionais conscientes e transformadores da realidade atual, e também, e particularmente, para responder indagações no meu viver como Surda.
Abstract: The research seeks to analyze the roles of the two languages: Brazilian Language of Signals - Libras and Portuguese writing as promoters of the development of the Deaf subject, giving access to the interaction with the social field.Was opted for this analysis the accomplishment of bibliographic and empirical research.The data analysis is from a qualitative approach.Seeking to identify the importance of the acquisition/learning of L1 Libras, which is the natural language of the Deaf and used for education and the Portuguese language used for reading and writing considered as L2, both important for the sociolinguistic development of this subject.We will dialogue with linguistic researchers as Quadros and Karnopp (2008), Quadros and Cruz (2011) Santana and Bergamo (2005); Santana, (2007); which portray the result of this late acquisition / learning. Further along with Silva (2000); showing the value of the language acquired early. With Goldefeld, (1997); the importance of Portuguese for writing and reading. And in Quadros, (1997); Capovilla, (2002) addressing the paths of bilingualism. For its social theoretical basis, it was compacted with the dialectical theory, of Vygotsky, L.S. (1988); (1994); . Data were collected through interviews of two undergraduates and one graduate Deaf of several higher education courses, residents of the metropolitan region of Goiânia, with reference to the second semester of 2018. The interviewees agreed to contribute to the research and signed the TCLE - Term of Consent Free and Informed, being aware of the purpose of this work and freely prepared to answer the questions. The answers were analyzed seeking to know their experiences and to compare them in the light of the theoretical base studied here, seeking answers to the questions raised the participants are deaf persons with the acquisition of the Sign Language in different periods: early acquisition, naturally acquired in the family environment, and late acquisition, formally acquired in the educational environment and a deaf bilingual user of both languages. Resulting in the understanding that for the socio-linguistic and educational development of the Deaf it is necessary the partnership: rich social relations, accessible language, correct methodology and reciprocal relations between teachers and students and interpreters. This research contributes to the area of sociolinguistic and educational, studies of the Deaf, since the role of the language (gem) and the social environment are determinant for the development of this subject, to break away from the stigmas and stereotypes, allowing us to act as conscious professionals and transformers of current reality, and also, and particularly, to answer questions in my living as Deaf.
Palavras-chave: Surdo
Língua(gem)
Aquisição/aprendizagem
Desenvolvimento sociolínguistico e educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/195
Data do documento: 4-Dez-2018
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