Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/194
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino fundamental I nas escolas públicas: possibilidades e desafios
Título(s) alternativo(s): The use of digital technologies of information and communication in elementary school in public schools: possibilities and challenges
Autor(es): Sá, Jaqueline Montalvão de
Primeiro Orientador: Rezende, Eduardo de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Aguiar, Thiago Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Eduardo de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Josiane dos Santos Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Aguiar, Thiago Cardoso
Resumo: É perceptível que, a utilização das tecnologias digitais está a cada dia se multiplicando mais e mais, não obstante, essas ferramentas também estão inseridas no contexto escolar. Há diversas pesquisas e estudos sobre a Tecnologia Educacional, procurando compreender as potencialidades desta, como elemento mediador nas práticas de ensino e aprendizagem. É necessário também, conhecer as formas de aplicabilidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) nas instituições de ensino, destacando os aspectos positivos e negativos do uso das referidas ferramentas. Este trabalho busca expor a história das TDIC’s na educação, evidenciando sua utilização e relevância. Além disso, procura-se apresentar as questões favoráveis no que tange o ensino e aprendizagem. Observando-se que o assunto em questão engloba a utilização dos utensílios tecnológicos em meios pedagógicos, fora realizada uma pesquisa de campo em duas escolas municipais de Aparecida de Goiânia. A averiguação se deu no mês de setembro de 2018. A análise revela a necessidade de melhoria da qualidade dos equipamentos no ambiente escolar e destaca também a relevância da utilização destes em sala de aula. A expectativa é de que este trabalho incentive pesquisadores e educandos a se interessarem pelo uso das TDIC’s no contexto escolar, fomentando as práticas pedagógicas.
Abstract: It is noticeable that, the use of digital technologies is increasingly multiplying more and more, nevertheless, these tools are also inserted in the school context. There are several researches and studies on Educational Technology, trying to understand the potential of this, as a mediating element in teaching and learning practices. It is also necessary to know the forms of applicability of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in educational institutions, highlighting the positive and negative aspects of the use of these tools. This work tries to expose the history of the TDICs in education, evidencing its use and relevance. In addition, it seeks to present the favorable questions regarding teaching and learning. Observing that the subject in question encompasses the use of technological tools in pedagogical means, a field research had been carried out in two municipal schools in Aparecida de Goiânia. The investigation was carried out in September 2018. The analysis reveals the need to improve the quality of the equipment in the school environment and also highlights the relevance of the use of these in the classroom. The expectation is that this work will encourage researchers and students to take an interest in the use of ICTs in the school context, fostering pedagogical practices.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
TDIC
Ensino fundamental
Escola pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/194
Data do documento: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Jaqueline Montalvao.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.