Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/193
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da estimulação precoce no desenvolvimento da criança surda
Título(s) alternativo(s): The importance of early stimulation in the development of the deaf child
Autor(es): Pereira, Juliana Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Vaz, Diego Leonardo Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Milagre, Gessica Filgueiras
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Diego Leonardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
Resumo: Estimulação Precoce para a criança surda é um assunto ainda muito recente e sem muitas pesquisas. Há pesquisas que se relacionam a estimulação precoce, porém sem ser voltada a criança surda. Entretanto falarei sobre o assunto enfatizando a importância da família para essa criança e o quanto a estimulação é importante no desenvolvimento da mesma. Ressaltarei a importância que a escola tem no desenvolvimento dessa criança, não só da criança surda, mas com qualquer criança com necessidades especiais. A criança surda é taxada como a incapaz, a que não conseguirá ser inserida na sociedade. Pela falta de conhecimento da família e acaba “escondendo” a criança e privando-a até mesmo de ir para a escola por falta de conhecimento e de experiência sobre a cultura surda, a comunidade surda e até mesmo da LIBRAS. Há pais que querem que seus filhos sejam “curados”, como diz algumas pesquisas, mas essa percepção errônea acaba acontecendo pela falta de conhecimento da família da criança, que por meio desta pesquisa bibliográfica, o assunto possa ser mais comentado e estudado. Trata-se de um estudo bibliográfico, enfatizando e baseando-se em Vigotiski.
Abstract: Early Stimulation for the Deaf Child is a very recent subject and without much research. There are researches that relate to early stimulation, but not focused on deaf children. However, I will talk about it by emphasizing the importance of the family for this child and how much stimulation is important in the development of the child. I will emphasize the importance that the school has in the development of this child, not only of the deaf child, but with any child with special needs. The deaf child is taxed as the incapable, which can not be inserted into society. Because of the lack of knowledge of the family and ends up "hiding" the child and depriving it even of going to school for lack of knowledge and experience on the deaf culture, the deaf community and even the LIBRAS. There are parents who want their children to be "cured", as some research says, but this erroneous perception ends up happening because of the lack of knowledge of the child's family, that through this bibliographic research, the subject can be more commented and studied. This is a bibliographical study, emphasizing and based on Vigotiski.
Palavras-chave: Estimulação precoce
Criança surda
Libras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/193
Data do documento: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Juliana Cristina.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.