Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/192
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um gesto que gesta na pesquisa poética de Auriovane D'Ávila
Autor(es): Marques, Suelen Lopes
Primeiro Orientador: Silva, Ana Rita da
Resumo: O presente trabalho possui como tema o processo criativo do artista plástico Auriovane D’ Ávila e se fundamenta na abordagem da Crítica Genética, que busca compreender o processo de criação artística a partir dos registros de seu percurso deixados pelo artista. A questão de pesquisa foi “Como a pintura em areia, inserida na tradição artística da cidade de Goiás, se desenvolve na poética do artista Auriovane D‘Ávila”? A relevância de uma pesquisa dentro dessa abordagem é no sentido de compreender o processo de criação como um movimento dentro de um contexto mais amplo, a partir da obtenção de registros e vestígios do percurso criador do artista. Nessa perspectiva, os objetivos que conduziram este trabalho foram: analisar o percurso de criação do artista plástico Auriovane D‘Ávila; identificar as influências artísticas no conjunto de sua obra; caracterizar as mudanças no percurso criativo e as inovações materiais e estilísticas. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação das obras, técnicas e materiais encontrados no ateliê do artista, além de entrevistas e depoimentos. O interesse específico pela obra de Auriovane D‘Ávila se justifica porque ela se encontra inserida em uma tradição da arte goiana e tende a se projetar no circuito da arte nacional e global, divulgando a pintura com areia. Essa técnica surgiu com as pesquisas da reconhecida artista goiana Goiandira do Couto e se expandiu por meio de outros artistas, mas encontra, no processo de criação do artista pesquisado, uma forma muito peculiar de aplicação, visto que ele desenvolve uma identidade criadora que o diferencia, ao buscar aprimorar e ampliar a técnica original e a partir dela buscar outras abordagens e formas de expressão. Sendo assim, este trabalho pode contribuir no sentido de desenvolver o registro do processo criador de um artista que está inserido na tradição da arte goiana que tem como peculiaridade o desenvolvimento da pintura com areia como recurso poético já reconhecido dentro dessa tradição. Pode contribuir, ainda, no sentido de apresentar as possibilidades de uma pesquisa na abordagem da Crítica Genética para posteriores estudos.
Abstract: This very work has as theme the creative process of the plastic artist Auriovane D‘ Ávila and it is based on an approach of Genetic Editing which seeks for the understanding of the artistic creation process from the records of its course left by the artist. The research question was “How the painting with sand, inserted in the artistic tradition from Cidade De Goiás, develops on the artist Auriovane D‘ Ávila’s poetic?” The relevance of a research in this approach is about the understanding of the creation process as a move into a wider context, by obtaining the records and trace elements of the artist’s creative path. On this perspective, the aims that guided this work were: to analyze the plastic artist Auriovane D‘ Ávila’s creative path; to identify the artistic influences in his work as a whole; to characterize the changes on the creative path and the materials and stylistics innovations. As collecting instruments we used the work, techniques and materials observation found at the artist’s atelier, besides interviews and testimonies. The specific interest for the Auriovane D‘Ávila’s work is justified because that is inserted in a tradition of the art from Goiás, which tends to projects itself in the national and a global artistic circuit, and to publicize the painting with sand. This technique emerged by the researches of the acclaimed artist from Goiás, Goiandira do Couto, and got expanded through other artists, but it meets with, in the researched artist’s creation process, a very peculiar form of application, since he develops a creative identity that distinguish him, by trying to improve and magnify the original technique and from this one finding other approaches and expression ways. Therefore, this work can contribute by developing a creation process record of an artist who is inserted in the artistic tradition from Goiás who has as a particularity the development of painting with sand as a poetic resource already recognized inside this tradition. It still can contribute by presenting the possibilities of a research on the approach of Genetic Editing for posterior studies.
Palavras-chave: Processo de criação. Crítica Genética. Pintura com Areia.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/192
Data do documento: 13-Fev-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Suelen Lopes Marques.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.