Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/190
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IDENTIFICAÇÃO DE CONFLITOS EM SALA DE AULA UTILIZANDO VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Autor(es): Nascimento, Thiago Ferraz do
Araújo, Wendi Müller de
Primeiro Orientador: Silveira Júnior, Carlos Roberto da
Resumo: No ambiente escolar, onde grande parte das pessoas passam sua infância e adolescência, constroem-se relações sociais e formam-se grupos, resultado de relações de afeição ou rejeição. Porém, podem ocorrer conflitos simples e passageiros, como pequenas discussões, ou graves e duradouros como atitudes discriminatórias, sendo necessária a intervenção de profissionais em educação para identificar e tentar solucionar esses problemas. Com o foco no ambiente escolar, este trabalho propõe um software de visualização de informações que gera representações gráficas de relacionamentos, para apoio na identificação de fenômenos sociais prejudiciais ao desenvolvimento do aluno. Baseando-se em informações coletadas e pesquisa bibliográfica, definiram-se as estruturas apropriadas para a representação visual dos relacionamentos e quais consequências poderiam ser identificadas. O aplicativo foi desenvolvido utilizando: Java como linguagem de programação; o PostgreSQL, sistema de gerenciamento de banco de dados; e o Graphviz, ferramenta para automatização de desenho de grafos. Assim psicólogos e pedagogos, ao utilizarem o software, registraram inferências das relações sociais e destacaram que os grafos facilitam a percepção de casos de exclusão, isolamento social, formação de grupos, descriminação social e bullying, demonstrando que o aplicativo pode ser uma ferramenta de apoio útil para a identificação de conflitos em sala de aula. Trabalhos futuros estão relacionados à utilização de imagem do aluno para representação do grafo e inclusão de outras opções de configuração.
Abstract: In the school environment, where most people spend their childhood and adolescence, social relationships and groups are formed, result of relations of affection or rejection. However, simple and transient conflicts may occur, such as small discussions, or serious and long-lasting, as discriminatory attitudes, requiring the intervention of professionals in education to identify and try to solve these problems. With the focus on the school environment, this work proposes information visualization software that create graphical representations of relationships, to support diagnosis of social phenomena detrimental to student development. Based on the information collected and the bibliographic research, the appropriate structures were defined for the visual representation of relationships and which consequences could be identified. The app was developed using: Java as programming language; PostgreSQL database management system; and Graphviz, a tool for automating the drawing of graphs. Therefore psychologists and pedagogues, when using the software, registered inferences of the social relations and pointed out that the graphs facilitate the perception of cases of exclusion, social isolation, formation of groups, social discrimination and bullying, demonstrating that the app can be a useful support tool for the identification of conflicts in the classroom. Future works are related to the use of the student image to represent the graph and include other configuration options.
Palavras-chave: visualização de informações
grafos
relações sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/190
Data do documento: 26-Jun-2018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Informática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.