Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/183
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar reflexivo sobre os fazeres das linhas de frente nas escolas em Goiás
Título(s) alternativo(s): A reflexive look at the doings of the front lines in schools in Goiás
Autor(es): Nascimento, Diovania da Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Rousejanny da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Corrêa, Elizeu de Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Roberto
Resumo: Traçando um diálogo com autores e pesquisadores dos campos da Dança e Educação, o presente estudo propõe reflexões sobre a condução das Linhas de Frente vinculadas às bandas e fanfarras de escolas públicas. Tendo como recorte cinco corporações e os seus receptivos professores da Linha de frente das cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia, situadas no Estado de Goiás, que conta com um projeto de incentivo para o meio de Bandas e Fanfarras, e suas Linhas de Frente. O estudo aventura-se em pesquisar e refletir por meio das pesquisas em Dança e Educação contemporâneas, colaborações que escapem à tradicional condução docente e organização militar que norteia o desenho composicional das Linhas de Frente. Debruça-se sobre este estudo um olhar investigativo para descobrir se existe a possibilidade da prática de Linha de Frente presente na escola capaz de transformar a mecânica do movimento em exploração da criatividade e sua pesquisa.
Abstract: Drawing a dialogue with authors and researchers from the fields of Dance and Education, this study proposes reflections on the conduct of the Front Lines linked to the bands and fanfare of public schools. Having as a cut five corporations and their teachers from the cities of Goiânia and Aparecida de Goiânia, located in the State of Goiás, which counts on an incentive project for the medium of bands and fanfarras, and their Lines of Front. The study investigates and reflects through research in contemporary Dance and Education, collaborations that escape the traditional teaching and military organization that guides the compositional design of the Front Lines. This study focuses on an investigative look to find out if there is the possibility of the Front Line practice present in the school capable of transforming the mechanics of the movement into exploration of creativity and its research.
Palavras-chave: Educação
Linha de frente
Condução docente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/183
Data do documento: 18-Ago-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Diovania Nascimento.pdf679,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.