Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/180
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: TRABALHANDO A ISOMERIA ÓPTICA
Autor(es): Sousa, Bruno Borges de
Primeiro Orientador: Sá, Fernando Pereira de
Resumo: A experimentação no ensino de química pode criar condições para que o aluno se encante com novas descobertas sobre essa ciência, motivando e aguçando a curiosidade. Ela permite contextualizar os conteúdos químicos de forma a abordar mais amplamente aspectos históricos, ambientais, políticos e sociais. A prática se estende numa releitura da realidade na qual os dados são cruciais para a comparação e motivação contribuindo para a formação do espírito investigativo, a capacidade de manipular, comunicar e organizar o conhecimento para que se possa chegar a uma determinada verdade, mesmo que não definitiva e absoluta. Levando em conta tais aspectos, assim como as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo de isomeria óptica, o presente trabalho visou à construção de um polarímetro de baixo custo, seguindo a metodologia proposta por Bagatin et al. (2005) para possibilitar uma melhor aprendizagem.
Abstract: The experimentation in chemistry teaching may arouse on the students the delights of new discoveries about this science, motivating and sharpening their curiosity. It allows contextualizing the chemistry contents with historic, environmental, social and political aspects. The practice extend in a new view of reality in which the data are crucial to compare and motivate, contributing to the formation of the investigating spirit, the capacity to manipulate, communicate and organize the knowledge, so it can get to a certain truth, even if undefined and absolute. Taking into account such aspects, as well as the difficulties encountered by the students in the study of optical isomery, the present study intended to build a low cost polarimeter, using the methodology proposed by Bagatin et al. (2005) order to improve learning in this subject.
Palavras-chave: Experimentação
Ensino de Química
Temas geradores
Isomeria óptica
Polarímetro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/180
Data do documento: 11-Mar-2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Borges de Sousa.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.