Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/174
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: Uma Análise dos Livros Didáticos de Química do IFG – Câmpus Inhumas
Autor(es): Gomes., Gustavo Henrique da Conceição
Primeiro Orientador: Teixeira, Renato Araújo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos analisar e verificar a presença ou não de obstáculos epistemológicos através dos livros didáticos de Química: “Química Meio Ambiente Cidadania Tecnologia” (2010) e “Química” (2014), adotados pelo IFG – Câmpus Inhumas. Esta investigação adequa-se a uma pesquisa qualitativa principalmente e dando ênfase também em uma pesquisa quantitativa de cunho interpretativista porque se mostra como básica, pura ou fundamental onde não houve preocupação em coletar dados da escola e dos sujeitos. Os critérios para classificação deste estudo pautou-se na procura das discussões científicas amparadas na ampliação de conhecimentos teóricos sobre os obstáculos epistemológicos embasados nos preceitos de Bachelard, a partir dos livros didáticos de Química. Os resultados mostraram que os obstáculos influenciam o conhecimento do aluno a partir de exemplos conceituais. Porém, se o professor souber como desmistificar determinados conceitos, o aluno aprenderá o que realmente é a ciência e os termos por elas utilizados. As leituras e releituras, juntamente com a organização dos dados, possibilitaram a criação de categorias para a análise dos Livros Didáticos (LD). Na primeira etapa procurou-se fazer uma análise geral dos LD, já na segunda etapa preocupou-se em fazer uma análise especifica dos sumários dos LD e na ultima etapa procurou-se fazer a analise dos obstáculos epistemológicos nos LD. Apesar de nem todos os livros contemplarem todos os princípios epistemológicos e metodológicos que devem conter neles. Conclui-se nessa pesquisa que os livros didáticos de Química podem contribuir no entendimento teórico se considerar que ele é o recurso mais utilizado pelos professores no ensino, pode ser que haja um agravamento nos livros escolhido, se este contiver entraves, consequentemente, o conteúdo passado aos discentes também estará sendo um obstáculo ao entendimento. Desta forma, o professor deverá usar sua criatividade, o rigor científico e a discussão aberta desses obstáculos para transpô-los de forma eficiente. Ressaltando assim a necessidade de estudos sobre os obstáculos epistemológicos.
Abstract: This research aimed to analyze and verify the presence or absence of epistemological obstacles through the textbooks of Chemistry: "Half Chemical Environment Technology Citizenship" (2010) and "Chemistry" (2014), adopted by the IFG - Campus Inhumas. This research is suitable for a mainly qualitative research and also giving emphasis on a quantitative research interpretive nature because it shows how basic, pure or fundamental where there was no concern in collecting school data and subjects. The criteria for this study-guided in the search for scientific discussions supported the expansion of theoretical knowledge about the epistemological obstacles founded on the precepts of Bachelard, from the textbooks of Chemistry. The results showed that the obstacles influence the student's knowledge from conceptual examples. But if the teacher knows how to demystify certain concepts, the student will learn what really is the science and the terms they use. The readings and re-readings, along with the organization of data, enabled the creation of categories for the analysis of textbooks (LD). In the first stage we tried to make a general analysis of LD, in the second step was concerned to make a specific analysis of the summaries of the LD and the last stage we tried to do the analysis of epistemological obstacles in LD. Although not all books include all the epistemological and methodological principles that should contain them. It is concluded in this study that chemistry textbooks can contribute to the theoretical understanding to consider that it is the most used by teachers in the school, there may be a worsening in the chosen books, if it contains obstacles, therefore, the past content the students will also be an obstacle to understanding. In this way, the teacher should use their creativity, scientific rigor and open discussion of these obstacles to implement them efficiently. Thus underscoring the need for studies on the epistemological obstacles.
Palavras-chave: Obstáculos Epistemológicos
Livro Didático
Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/174
Data do documento: 7-Mar-2016
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gustavo Henrique da Conceição Gomes 2016.pdf16,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.