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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA: DISCUSSÃO DAS POSSIBILIDADES FORMATIVAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO
Autor(es): Alencar, Izabela Cintra
Magalhães, Leidiane Pereira
Primeiro Orientador: Tavares, Amanda Naves
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o processo do que se convencionou chamar de educação inclusiva, desde o princípio até os dias de hoje e as mudanças ocorridas nesse período. O processo de inclusão difere do processo de integração o que implica em necessárias transformações tanto de procedimentos quanto de estrutura da sociedade. A participação social, principalmente do mundo do trabalho e dos sistemas escolares, das pessoas com necessidades específicas é, portanto um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade, que pode se dar através transformações, pequenas e/ou grandes, seja nos ambientes físicos ou na mentalidade das pessoas, inclusive na do próprio portador de necessidades educativas especiais e de seus familiares. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada a análise qualitativa e utilizado como instrumento de coleta de dados a análise bibliográfica. Através da pesquisa teórica notamos questões que norteiam o processo de inserção do portador de necessidade especial e todos os membros envolvidos nessa luta pela inclusão. Deve haver inclusão na educação, no lazer, na sociedade, no coração. Quando isso se realizar, podemos falar de vida inclusiva.
Abstract: This work aims to analyze the process of so-called inclusive education, from the beginning to the present day, the changes in this period. The inclusion process differs from the process of integration which implies both transformations necessary procedures regarding the structure of society. Social participation, especially in the workplace and school systems, people with specific needs is therefore a process that contributes to the construction of a new kind of society that can occur through changes, small and / or large, is in physical environments, the mentality of people, including the bearer's own Special Educational Needs and their families. In developing the research was adopted and used qualitative research as a tool for data collection literature review. Through theoretical research questions that guide noted the process of insertion of special needs patients and all members involved in this struggle for inclusion. It should be included in education, recreation, society, in the heart. When this takes place, we can speak of life inclusive.
Palavras-chave: Educação inclusiva
pessoas com necessidades educativas especiais
sociedade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/171
Data do documento: 28-Mai-2012
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

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