Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/162
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inserção da temática ambiental no PIBID química: obstáculos e avanços na formação docente
Autor(es): Souza, Wárica Santos
Primeiro Orientador: Marques, Luciana Pereira
Resumo: O presente trabalho teve como proposta analisar e compreender a trajetória da inserção da temática ambiental na formação inicial de professores do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas. Para tanto, buscou-se analisar: as dificuldades na leitura/compreensão dos textos e conceitos, identificadas durante os encontros de formação; a ocorrência ou não de mudanças nas concepções ambientais dos futuros professores; e as contribuições da inserção da temática ambiental no programa de formação inicial. A pesquisa em questão se caracteriza como qualitativa e participante. Para coleta de dados utilizamos dois instrumentos, narrativas-reflexivas e uma atividade intitulada como “varal memórias”. Para análise dos dados utilizamos Análise Textual Discursiva – ATD. As categorias que emergiram durante o processo de tratamento dos dados foram: Obstáculos frente à formação ambiental; problemática ambiental e natureza: (re) construindo conceitos em coletivo; contribuições das discussões realizadas para formação docente, todas essas que foram discutidas no intuito de entrelaçar os dados da pesquisa para compreender o contexto estudado. Na primeira categoria foi detectado que a maioria dos licenciandos não apresentavam grandes interesses pelos temas relacionados a problemática ambiental e que talvez isso aconteça por falta de discussão na formação inicial, de modo que contribua para compreensão dos termos, conceitos que possibilite e estimule o interesse pela temática, de um modo geral os bolsistas de iniciação à docência narraram as dificuldades de compreensão dos textos argumentando que isso era ocasionado pela falta de conhecimento, caracterizando as discussões como densas e pesadas e até que não tinham conhecimento prévio que possibilitava entendimento sobre os conceitos discutidos em grupo. Na segunda categoria as análises feitas foram delineadas para a construção coletiva dos conceitos estudados, dentre eles destaco aqui conceito de natureza, pois foi possível observar nos relatos dos bolsistas de iniciação que esse foi conceito de natureza que mais impactou na formação dos mesmos. Já na terceira os relatos dos futuros professores sinalizam que houve uma ampliação da visão de mundo, possibilitando uma visão mais crítica em relação a inserção da EA na prática docente.
Abstract: The present work had the purpose of analyzing and understanding the trajectory of the insertion of the environmental theme in the initial training of teachers of the Institutional Scholarship Program of the Federal Institute of Goiás, Câmpus Inhumas. To do so, we sought to analyze: difficulties in reading / understanding texts and concepts, identified during the training meetings; The occurrence or not of changes in the environmental conceptions of future teachers; And the contributions of the insertion of the environmental theme into the initial training program. The research in question is characterized as qualitative and participant. For data collection we used two instruments, narrative-reflexive and an activity titled as "varal memories". For analysis of the data we used Textual Discursive Analysis - ATD. The categories that emerged during the data processing process were: Obstacles to environmental training; Environmental problem and nature: (re) constructing concepts in collective; Contributions of the discussions made for teacher training, all of which were discussed in order to interweave the research data to understand the context studied. In the first category, it was detected that the majority of the graduates did not present great interests for the themes related to environmental problems and that perhaps this happened due to lack of discussion in the initial formation, so that it contributes to an understanding of the terms, concepts that enable and stimulate the interest for the In general, scholarship recipients reported on the difficulties of understanding the texts, arguing that this was caused by the lack of knowledge, characterizing the discussions as dense and heavy and until they had no previous knowledge that allowed for an understanding of the concepts discussed in Group. In the second category, the analyzes made were designed for the collective construction of the concepts studied, among them I emphasize the concept of nature, since it was possible to observe in the reports of the initiation fellows that this concept of nature was the most impacted in the formation of the same. Already in the third, the reports of future teachers indicate that there was an expansion of the world view, allowing a more critical view regarding the insertion of EA in teaching practice.
Palavras-chave: PIBID
Formação de professores
Educação Ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/162
Data do documento: 21-Set-2016
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_WARICASANTOSOUZA_LICENCIATURA_EM_QUIMICAFINAL.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.