Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/157
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DO SCRATCH PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: EXPERIMENTO PEDAGÓGICO-DIDÁTICO NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIAS, CÂMPUS INHUMAS
Autor(es): Silva, Phamilla Lima Evangelista da
Primeiro Orientador: Conceição, Paulo Francisco da
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise sobre o ensino e aprendizagem de lógica de programação. A análise descreve o desafio de ensinar e aprender os conceitos de programação, apontando algumas dificuldades encontradas durante o processo. O estudo discute ainda a utilização de softwares-programas educativos e avalia o uso do Scratch como metodologia complementar durante o ensino de lógica de programação. Para verificar a viabilidade de sua utilização, foi realizado um experimento pedagógico-didático com um grupo de alunos do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus de Inhumas. Na obtenção de dados para consolidação de tal indagação, foi aplicado questionários antes e depois do estudo, tornando perceptível que os resultados obtidos posterior a apresentação do Scratch foram positivos a aprendizagem. Também foi notável um grande interesse dos alunos pela participação do estudo, mostrando que a utilização de novas metodologias no ensino de programação, como o Scratch, podem fazer a diferença na aprendizagem dos alunos, contribuindo para a formação do raciocínio lógico e construção da sequência lógica necessária para solução de problemas diversos.
Abstract: This paper presents an analysis of teaching and learning programming logic. The analysis describes the challenge of teaching and learning programming concepts, pointing out some difficulties encountered during the process. The study also discusses the use of educationalsoftware programs and evaluates the use of Scratch as a complementary methodology for the programming logic teaching. To check the feasibility of their use, there was a pedagogicaldidactic experiment with a group of students from the technical course in the high school integrated Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus de Inhumas. In obtaining data for the consolidation of such a question was applied questionnaires before and after the study, making it apparent that the results obtained after submitting the scratch were positive learning. It was also noted a great interest of students for participation in the study, showing that the use of new methodologies in teaching programming, such as Scratch, can make a difference in student learning, contributing to the formation of logical thinking and building logical sequence necessary to solve several problems.
Palavras-chave: Ensino de programação
Software educativo
Aprendizado
Schatch
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/157
Data do documento: 3-Dez-2015
Aparece nas coleções:Bacharelado em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia (Final) (1).pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.