Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/152
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DA USABILIDADE DO SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL DE UMA EMPRESA, DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS INHUMAS, SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DE UML
Autor(es): Monteiro, Dayana Kelly
Santos, Tainã Vieira Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Silva, Murilo Borges
Resumo: Nesse trabalho são mostradas as considerações feitas a partir dos conceitos de UML e da análise de usabilidade do sistema de gestão comercial de uma empresa. O protótipo do sistema foi desenvolvido durante o curso de Bacharelado em Informática. A atividade em questão visava a análise de requisitos e prototipação de um sistema desenvolvido pelos discentes. Com o protótipo em mãos, partimos para a aplicação dos conceitos de UML e análise da usabilidade, juntamente com a utilização ferramentas de teste, tais como a ErgoList, para a inspeção da qualidade ergonômica do protótipo do sistema, o que possibilitou o desenvolvimento da análise aqui apresentada. O estudo e a análise da modelagem e dos protótipos permitiram o levantamento de diversos pontos a serem adaptados no sistema, tornando a implementação um processo mais simples. Objetivando propor melhorias consideráveis na prototipação do sistema e permitir um desenvolvimento mais ágil, este trabalho apresenta os resultados de uma análise de layouts e requisitos do sistema em questão. Ao aplicar as adaptações que foram propostas o sistema deverá tornar-se mais coeso, de fácil desenvolvimento e de com uma melhor aceitação pelo usuário final.
Abstract: In this work are shown the considerations made from the concepts of UML and the usability analysis of the commercial management system of a company. The prototype of the system was developed during the course of Bachelor in Computer Science. The activity in question aimed at the analysis of requirements and prototyping of a system developed by the students. With the prototype in hand, we started with the application of UML concepts and usability analysis, along with the use of test tools, such as ErgoList, for the inspection of the ergonomic quality of the prototype of the system, which enabled the development of the analysis presented here. The study and analysis of the modeling and the prototypes allowed the survey of several points to be adapted in the system, making the implementation a simpler process. Aiming to propose considerable improvements in the prototyping of the system and to allow a more agile development, this work presents the results of a analysis of the layouts and requirements of the system in question. When applying the adaptations that were proposed the system should become more cohesive, easy to develop and with a better acceptance by the end user.
Palavras-chave: UML
usabilidade
ErgoList
prototipação
análise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/152
Data do documento: 20-Set-2017
Aparece nas coleções:Bacharelado em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Monteiro, Dayana Kelly_ Santos,Tainã Vieira Rodrigues dos.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.