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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental, língua portuguesa e biologia: proposta de sequência didática para o ensino médio
Autor(es): Furtado, Viviane Ferreira
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
Resumo: A Educação Ambiental ainda é timidamente explorada nas escolas e o objetivo deste estudo consiste em apresentar e avaliar a eficiência da sequência didática em estudo, sob uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas de Biologia e de Língua Portuguesa, por intermédio do desenvolvimento do senso crítico do aluno, por meio da leitura, da interpretação e da produção de artigos de divulgação científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa/exploratória com características de pesquisa-ação que tem como horizonte teórico analítico, para a apreciação dos dados coletados, a análise de conteúdos. Os sujeitos voluntários foram duas professoras, uma de Língua Portuguesa e outra de Biologia, e dez alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio da cidade de Jataí-GO. Procurou-se contextualizar os estudos sobre a Educação Ambiental no Brasil; apresentar a importância do uso da linguagem para os estudos em Ciências; a relevância dos gêneros textuais como uma possibilidade de abordagem de perspectiva interdisciplinar; e a importância dos Artigos de Divulgação Científica e das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem ao perpassar pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Almeja-se investigar: de que modo a utilização dos artigos de divulgação científica favorecem a reflexão referente à Educação Ambiental? Observou-se que os professores reconhecem a importância de se trabalhar o tema na escola, porém são muitos os obstáculos enfrentados para realizar esse tipo de trabalho. A Sequência Didática promoveu a integração dos sujeitos ao propiciar na coletividade a construção e a elaboração do saber ao conhecerem o gênero e discutirem sobre a Educação Ambiental.
Abstract: The Environmental Education is still timidly explored in schools and the aim of this study is to present and evalute the efficiency of the didactic sequence in study, under an interdisciplinary perspective between the disciplines of Biology and of Portuguese Language, through the development of critical sense of the student, through reading, interpretation and the production of disclosure science articles. It is a qualitative/exploratory research with action research features whose analytical theoretical horizon is, for the assessment of data collected, the content analysis. The volunteer subjects were two teachers, a Portuguese teacher and a Biology teacher, and ten students in a class of second year of high school in the city of Jataí-GO. It sought to contextualize the study of Environmental Education in Brazil; present the importance of language use for studies in Science; the relevance of textual genres as a possibility of an interdisciplinary perspective approach; and the importance of Disclosure Science Article and Information and Communication Technologies for teaching and learning while pass by the focus Science, Technology and Society. It aims to investigate: how the use of Disclosure Science Article favoring reflection related to environmental education? It was observed that teachers recognize the importance of working the subject at school, but many are the obstacles to perform this type of work. The Didactic Sequence promoted the integration of the subjects when propitiating in the collective construction and the development of the genre and discuss about Environmental Education
Palavras-chave: Educação Ambiental. Sequência Didática. Artigo de Divulgação Científica. Perspectiva Interdisciplinar.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/138
Data do documento: 25-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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