Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/137
Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
Autor(es): Küster, Eliakim Oliveira
Primeiro Orientador: Pereira, Marlei de Fátima
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a formação do pensamento teórico dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Pontal do Araguaia-MT, em relação ao conceito de consumo. Para tanto, definimos como objetivos específicos observar o desenvolvimento dos alunos na atividade de aprendizagem durante o desenvolvimento do experimento didático; identificar os conhecimentos – iniciais e finais – dos alunos em relação ao conceito de consumo; descrever o processo de aprendizagem dos alunos e pontuar os desafios de formar o pensamento teórico nos alunos. O nosso intuito foi de responder a questão orientadora desta pesquisa: como se dá a formação do pensamento teórico dos alunos em relação ao conceito de consumo a partir da Teoria Desenvolvimental de Davydov? Para isso, apropriou-se de teóricos que versam sobre a educação ambiental como Dias, Jacobi, Guimarães, Loureiro, Carvalho e ainda da Teoria do Ensino Desenvolvimental proposta por Davydov. Esta pesquisa é de natureza qualitativa caracterizada como pesquisa de campo e os procedimentos de levantamento de dados foram a observação e a entrevista. Além desses, elaborou-se um experimento didático-formativo, composto de ações, operações e tarefas sobre o conteúdo de consumo. Durante a realização das ações e operações os alunos tiveram a oportunidade de identificar o aspecto nuclear do conceito de consumo, utilizando-o para realizar generalizações, além de compreender os processos socioambientais relacionados ao consumo. De maneira geral, os alunos avaliaram a proposta de ensino de forma positiva e consideraram importante o estudo em grupo. Além disso, ao compreender a complexidade do conceito de consumo, os alunos foram capazes de refletir e modificar suas atitudes em relação ao consumo. Isso mostra que a organização do ensino, pautada na Teoria do Ensino Desenvolvimental, contribui de maneira significativa na formação de um cidadão crítico, frente aos problemas socioambientais. Como produto da dissertação, desenvolvemos um guia orientativo para os professores. A intenção é a de que eles possam utilizá-lo em suas aulas, com a inspiração de recriar o processo de ensino-aprendizagem
Abstract: This research had as general goal to analyze the formation of students theoretical thought about consumption concept, from third grade at high school in a Public State School in Pontal do Araguaia-MT. As specific goals, it intended to observe students development while in learning activities during didactical experiment development; to identify their knowledge – early and endings - in relation to consumption concept; to describe students' learning process and evaluate the challenges to form students' theoretical thought. We intended to answer this research guided question: How is the students' theoretical thought formed in relation to consumption concept based upon Davydov's Developmental Theory? To answer that it was used theorists who discuss about environmental education such as Dias, Jacobi, Guimarães, Loureiro, Carvalho and Davydov's Theory of Developmental Teaching. This is a field qualitative research with observation and interview survey data. It was also elaborated a didactic-formative experiment, composed by actions, operations and tasks about consumption. During the execution of the actions and operations, the students had the opportunity to identify the nuclear aspect of the consumption concept, using it to make generalizations and to comprehend the socioenvironmental process related to consumption. In general, the students analyzed the teaching proposal in a positive way and considered the group study very important. Besides that, when comprehending the totality of the consumption concept, the students were able to think over and modify their attitudes in relation to consumption. This shows that the teaching organization, based upon the Developmental Teaching Theory, contributes in a significant way towards the formation of a critical citizen before socioenvironmental problems. As a product of dissertation, we developed an orientative guide to teachers. The intention is that they can use it in their classrooms, with the aspiration of recreating the learning and teaching process
Palavras-chave: Ensino Desenvolvimental. Consumo. Pensamento empírico e teórico.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/137
Data do documento: 14-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Eliakim Oliveira Küster-2016 (.pdf 2.155 kb).pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.