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Tipo: Dissertação
Título: Atividades contextualizadas de matemática: a formação do sujeito ecológico em alunos do 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Loiola, Jorge Lima
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Rio Verde-GO e teve como objetivo avaliar, através de um roteiro de atividades contextualizadas envolvendo Matemática, o desenvolvimento da Educação Ambiental, verificando quais as contribuições destas atividades para a formação do sujeito ecológico de um aluno de 5º ano do Ensino Fundamental, a fim de responder que contribuições atividades contextualizadas de Matemática interligadas com Educação Ambiental levam os alunos de 5º ano do ensino fundamental a se formarem como sujeitos ecológicos. A pesquisa constituiu na construção de 7 atividades contextualizadas, baseadas nas teorias de Leff (2002, 2006, 2010), Carlos Loureiro (2012), Isabel Carvalho (2012) e Freire (1987, 1996, 1999, 2000), para podermos responder nossa questão de pesquisa, como outras pesquisas citadas no corpo da pesquisa, que também foram de relevância. As aplicações das atividades aconteceram em contraturno no período de setembro a dezembro de 2015, onde os alunos desenvolviam as atividades e posteriormente socializavam. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, nos levou a observar que os alunos, ao final da pesquisa, ampliaram suas visões a respeito do tema de Educação Ambiental, como tiveram uma média da taxa percentual de crescimento de suas notas bimestrais em Português, Matemática e Ciências superiores às dos alunos que não participaram. Assim, constatamos que atividades contextualizadas de Matemática elaboradas e executadas contribuíram para o crescimento social, político, econômico e ambiental dos alunos, levando os alunos a uma visão mais complexa da temática que é Educação Ambiental e se formando como sujeitos ecológicos, conforme sugerido por Carvalho (2012). Utilizamos, para coletar os dados e interpretá-los, a análise de conteúdo sugerida por Bardin (2009).
Abstract: This research was done with students of 5 year of elementary school in a public school in Rio Verde-GO and have with objective to evaluate across one contextualized activities script involved Math, the desenvolved of Environmental Education, checking the contributions of these activities to the formation of the ecological subject student of 5 year in elementary school, for the porpose of asking that contribute activities contextualized Of mathematics interconnected with Environmental Education brought to the students of 5 year of elementary school to graduate as ecological subjects. The research constitutes the construction of 7 contextual activities, based on theories of Leff(2002, 2006, 2010), Carlos Loureiro(2012), Isabel Carvalho(2012) e Freire(1987, 1996, 1999, 2000) for we can asking the question of research, like another researchers mentioned in the body of the research, that was important too. The applications of the activities happened in contraturno in the period of September until December on 2015, where the students desenvolved that activities and after socialize. The research have with qualitative character, we brought to look to the students, in the end of research, they broadened their views on Environmental Education, how have one average percentage growth rate of it's bimonthly on Portuguese, Math and Science higher than those who did not participate. In addition, we verified that contextualized activities of Mathematics elaborated and executed contributed to the social, political, economic and environmental growth of the students, leading students to a more complex view of the theme that is Environmental Education and forming as ecological subjects, as suggested by Carvalho (2012). We used, to collect data and interpret them, the content analysis suggested by Bardin (2009).
Palavras-chave: Educação Ambiental; Contextualização; Educação Matemática.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/135
Data do documento: 23-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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