Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/133
Tipo: Dissertação
Título: Vídeo-caso em hipertexto (VCH): de resíduos de enunciação à produção de significados
Autor(es): Silva, Marcos Roberto da
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
Resumo: Nossa pesquisa investigou as potencialidades que o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) oferece ao processo de produção de significados pertinente à formação acadêmica na área educacional de Matemática. Este trabalho é de cunho qualitativo e foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, também contou com uma experiência de campo. Fomos impulsionados pela necessidade de buscar respostas para a seguinte pergunta diretriz: “Quais as possíveis contribuições, em relação à produção de significados na concepção do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), que a aplicação do VCH ofereceu para um grupo de acadêmicos que cursam Licenciatura em Matemática?”. O movimento para a produção de significados em ambiente virtual, concernente ao uso do VCH que utilizamos em nossa experiência, intitulado “Uma aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio” contou com a participação dos acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, que ao fazerem uso individual de computadores devidamente constituídos por gabinete, monitor, teclado, mouse e fone de ouvido, navegaram em todos os recursos que o VCH utilizado em nossa experiência oferece. Durante e após a experiência os participantes puderam de forma individual refletir, argumentar e descrever a respeito de temas relevantes à Educação Matemática, como por exemplo, metodologias de ensino, recursos didáticos, objetivos educacionais, relações interpessoais e aspectos teóricos. Dessa forma, apresentamos a produção de significados, que foram desencadeadas nos acadêmicos a partir da utilização do VCH. Nessa perspectiva, foi possível vislumbrar que a utilização do VCH como recurso didático no ensino superior, apresentou-se como uma ferramenta capaz de produzir reflexões, enunciações e textos que levaram os professores em formação inicial à produção de significados
Abstract: Our research investigated the potential that the Video- Case in Hypertext (VCH) offers the meanings of the production process of the relevant academic training in education Mathematics. This study is qualitative one and it was developed by bibliography research. It counted on a camp experience too. We were driven by the need to seek answers to the following question guideline: "What are the possible contributions, for the production meanings in conception Model of Semantic Fields (MSF), the application of VCH offers to academic group that attend degree in Mathematics?" The motion for the production meanings in surroundings virtual, from using of the VCH we use in our experience, entitled "A lesson about Linear Systems in High school" It had the participation of the academics a degree course in Mathematics, they made individual use of computers properly constituted cabinet, monitor, keyboard, mouse and headphone, they surfed all resources that VCH used in our study offers. During and after the experience the participants could individually think over, argue and describe about issues relevant to Mathematics education, for example: teaching methodologies, teaching resources, educational goals, interpersonal relationships and theoretical aspects. Thus present production of meanings it was triggered in academics from the use VCH. In this perspective, it was possible glimpse that use VCH as a teaching resource in higher education, presented as a tool sufficient to produce reflections, utterances and texts leadings teachers in early training to produce meanings
Palavras-chave: Enunciações. Produção de significados. Formação inicial. Educação Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/133
Data do documento: Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Marcos Roberto da Silva-2014 (.pdf 2660 kb).pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.