Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/132
Tipo: Dissertação
Título: As quatro operações matemáticas no ensino fundamental: produzindo significados para as operações básicas utilizando a tecnologia webquest
Autor(es): Santos, Quintino Custódio dos
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
Resumo: Nesta dissertação destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem sobre as quatro operações básicas da matemáticas Adição, subtração, multiplicação e divisão, sempre muito presente em nossa prática docente. Nosso principal objetivo foi a elaboração, implementação e aplicação de uma WebQuest para o desenvolvimento de um ensino que promovesse a compreensão das operações básicas com resolução de problemas no Ensino Fundamental. De acordo com os referenciais teóricos utilizados buscamos construir uma WebQuest e atividades de situações problemas que contemplasse a produção de significados para a atividade de operações básicas em um ambiente de aprendizagem cooperativa, fazendo uso de laboratório de informática e jogos virtuais envolvendo as quatro operações juntamente com a resolução de problemas. A implementação da WebQuest foi desenvolvida em duas fases: a primeira,enfocando os jogos com operações básicas da matemática e a segunda voltada para a produção de significados para as operações com situações - problemas. Apresentamos o resultado da investigação realizada com um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola da Rede Municipal de Ensino de Rio Verde Goiás. Este estudo mostrou que a WebQuest aplicada contribuiu para o aprimoramento dos cálculos mentais dos alunos que produziram significados para as operações realizadas nas atividades com resoluções interpretativas de problemas, adquiriram desenvoltura, dentre elas a multiplicação e a divisão, além de estabelecerem condições para a realização da adição e subtração entre cálculos numéricos. Notamos, ainda, o progresso dos alunos quanto a autonomia presente nos processos de observação, levantamento de hipóteses,elaboração de conclusões e de justificações. Concluímos, destacando a relevância desta pesquisa no âmbito do trabalho do professor, relacionada à construção de uma atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem de seus alunos.
Abstract: In this thesis we highlight our concern for the teaching and learning of the four math operations basic Addition, subtraction, multiplication and division, always present in our teaching practice. Our main goal was the elaboration, implementation and application of a WebQuest for the development of an education that promotes understanding of the basic operations with resolution problems in elementary school. According to the theoretical references used, we seek to build a WebQuest and activities of problem resolution contemplating the production of meanings for the activity of basic operations in a cooperative learning environment, making computer lab use and virtual games involving the four operations with the resolution of problem situations. The implementation of the WebQuest was developed in two steps: the first, focusing on games with basic operations of mathematics and the second focused on the production of meaning for operations with resolution problems. We present the results of research conducted with a group of students of the 6th year of elementary education in a school Municipal Education of Rio Verde Goias. This research showed that the WebQuest applied contributed to the improvement of mental calculations of the students who produced meanings for operations in situations of activities - problems, acquired resourcefulness, among them the multiplication and division, inverse operation of multiplication, as well as establishing conditions to perform the addition and subtraction of numerical calculations. We also noticed the progress of students as autonomy present in the observation process, raise hypotheses, elaboration of conclusions and justifications. We conclude by highlighting the importance of this research in the teacher's work related to the construction of a search attitude of understanding of the learning process of their students
Palavras-chave: quatro operações, resoluções de problemas, ensino de matemática, produção de significados, aprendizagem cooperativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/132
Data do documento: 25-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Quintino Custódio dos Santos-2016 (.pdf 6.776 kb).pdf6,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.