Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/131
Tipo: Dissertação
Título: A formação de professores e o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) /subprojeto de física-IFG: Uma análise discursiva
Autor(es): Guimarães, Silvon Alves
Primeiro Orientador: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar os significados que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid produziu no contexto de subprojetos de Física do IFG, desenvolvido em escolas públicas do município de Jataí-Goiás. Fundamentando-se em uma visão dialética do fenômeno educacional e nos pressupostos discursivos derivados de Michel Foucault, este trabalho analisou documentos oficiais relacionados ao Pibid, bem como falas de bolsistas alunos, coordenadores de área e professores supervisores que atuaram no universo pesquisado. Mais especificamente, buscou-se verificar a compatibilidade entre os propósitos declarados nossubprojetos, quanto à iniciação à docência e à formação de professores de Física, e os significados sobre o programa identificados nas falas dos sujeitos participantes do projeto. No decorrer da análise, foram perscrutados sentidos relacionados aos seguintes trajetos temáticos: a) a identidade do professor de Física; b) os sentidos sobre o “novo” no ensino de Física; c) os sentidos sobre motivação dos alunos para o aprendizado de Física; d) os sentidos sobre qualidade presentes nas falas dos bolsistas; e) as concepções de ciência e f) os sentidos sobre a relação teoria/prática. Como resultados, este trabalho conclui que os vários discursos presentes no campo adjacente dos enunciados, compondo a memória discursiva, moldam, transformam, reconstroem a identidade do professor e, à medida que essa identidade sofre alterações, mudam também as concepções e as práticas de ensino-aprendizagem vivenciadas no contexto escolar
Abstract: This research attempts to analyse the import produced by the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid in the context of subprojects on physics in IFG, developed in the city of Jataí in public schools. Based on a dialectic view of the educational phenomenon and discursive assumptions derived from Michel Foucault, this paper analysed official documents related to Pibid and lines of scholarship students, area coordinators and supervisors teachers who worked in the group studied. More specifically, the research aimed to verify the compatibility between the purposes declared in the subprojects, regarding the outset of teaching and the qualification of physics teachers and the meanings about the programme identified from the answers given by the interviewee. During the analysis, there were probed senses related to the following thematic paths: a) the identity of the physics teacher; b) the import about the ‘new’ in physics teaching; c) the import related to the motivation of the students regarding physics learning; d) the import about the quality in the grant-holding students answers; e) science conceptions and f) the import about the relationship theory/practice. As a result, this research concludes that various current speeches in the adjacent field of announced, composing the discursive memory, mould, convert, rebuild the teacher’s identity and, as long as this identity suffers alterations, teaching conceptions and practices experienced in the scholastic context change.
Palavras-chave: Pibid. Iniciação à Docência. Ensino de Física. Análise do Discurso.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/131
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Silvon Alves Guimarães-2016 (.pdf 2.088 kb).pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.