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Tipo: Dissertação
Título: Uma Proposta de Ensino de Física por Investigação para Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Ferreira Junior, Milton Batista
Primeiro Orientador: Sousa, Paulo Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Paulo Henrique
Resumo: O ensino na modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) vem ganhando repercussão tanto nas pesquisas da área de ensino quanto nos documentos oficiais que regem a educação brasileira. A EJA é entendida como direito das pessoas que foram excluídas do processo de escolarização, assim como a qualidade do ensino que visa à formação de cidadãos conscientes e críticos em relação à estrutura social na qual vivem. Porém, percebemos que ainda existem negligências em relação à formação de jovens e adultos de ordem social e política, desde o despreparo dos educadores que atuam na referida modalidade à distribuição de materiais de apoio pedagógico que garantam uma formação a fim de atingir os objetivos almejados na EJA. Dessa forma, objetivamos neste trabalho compreender a realidade dos professores de Jataí (Goiás) no que diz respeito à preparação de suas aulas no contexto da EJA e verificamos que existem problemas de ordem metodológica devido à falta de formação. Dessa forma, buscamos uma alternativa para amenizar os problemas verificados junto aos professores, onde propomos testar uma metodologia de ensino de ciências que avaliamos ter o potencial para o desenvolvimento das habilidades preconizadas nos documentos que orientam a EJA. Para testar a metodologia selecionada, elaboramos uma sequência de ensino baseados nos pressupostos do Ensino de Ciências por investigação (SEI) e desenvolvemos em uma turma de secretariado na modalidade Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Para analisar os dados obtidos nessa pesquisa, utilizamos o referencial de pesquisa qualitativa e a analise de conteúdo. A análise dos dados colhidos durante o desenvolvimento da SEI indicam que a metodologia tem um forte potencial de desenvolver as habilidades que o ensino de ciências pressupõe quando se trata de EJA, tais como o levantamento de hipóteses, a testagem de hipóteses, a resolução de problemas e argumentação. A SEI, também viabiliza o desenvolvimento de atitudes como a curiosidade, persistência e o gosto em aprender ciências. Este trabalho também faz uma reflexão sobre a formação dos professores, apontando para a necessidade de formação continuada para que se possa debater desde questões relacionadas as especificidades da EJA à questões de ordem metodológica, a fim de instrumentalizar os educadores com um aporte teórico e metodológico, pois assim muitas “dificuldades” destacadas por eles poderão ganhar outro significado.
Abstract: The teaching on the Young Adult Education mode (EJA) is becoming increasingly important both in educational area of research as the official documents ruling the Brazilian education. The EJA is understood as the right of people who have been excluded from the educational process, as well as the quality of education that aims at training citizens aware and critical of the social structure in which they live. However, we realize that there are still negligence in relation to the training of young and adult social and political order, from the unpreparedness of educators who work in that mode to the distribution of educational support materials to ensure training in order to achieve the desired goals in EJA. Thus, we aimed in this study to understand the reality of Jataí (Goiás) teachers regarding the preparation of their classes in the context of young adult education and it was possible to verify that there are methodological problems due to lack of training. Therefore, we sought an alternative to ease the problems encountered with teachers, where we tested a teaching methodology of science that have the potential to evaluate the development of the recommended skills in the documents that guide the EJA. In order to test the selected methodology, we put together a teaching sequence based on the assumptions of the investigation for Science Education (SEI) and applied it in a secretarial class at Proeja Mode in Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, Campus Jataí. To analyze the data obtained in this studywe used the framework of qualitative research and the analysis of content. The analysis of data collected during the development of SEI indicates that the methodology has a strong potential to develop the skills that the teaching of science assumes when it comes to adult education, such as the raising of hypotheses, testing hypotheses, problem solving and argumentation. The SEI also enables the development of attitudes such as curiosity, persistence and pleasure in learning science. This work also reflects on teacher training, pointing to the need for continuing education so that we can debate issues from the specificities of the EJA to methodological issues in order to equip educators with a theoretical and methodological approach, as so many "problems" highlighted by they can get another meaning.
Palavras-chave: Educação de pessoas Jovens e Adultas (EJA). Ensino de Ciências por investigação. Formação continuada para professores.
CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/123
Data do documento: 20-Nov-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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