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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mapas conceituais e concepções alternativas em Física: uma proposta de estruturação
Título(s) alternativo(s): Conceptual maps and alternative conceptions in physics: a proposal of structuring
Autor(es): Souza, Ruberley Rodrigues
Nardi, Roberto
Resumo: Apresentamos uma proposta de estruturação das concepções alternativas em mecânica por meio de um mapa conceitual, construído a partir de um levantamento bibliográfico sobre a identificação de concepções alternativas apresentadas por alunos de diversos níveis de ensino. Nosso objetivo foi mostrar que é possível representar esquematicamente em um mapa conceitual as possíveis relações intuitivas estabelecidas entre os conceitos físicos, que é possível estabelecer uma estruturação das concepções alternativas em Física. A utilização deste tipo de mapa conceitual poderá auxiliar o professor em seu planejamento diário, com a proposição de atividades que propicie ao aluno explicitar suas concepções alternativas e superá-las a partir de discussões em grupo.
Abstract: We present a proposal to use of concept maps to the structuring of alternative conceptions in mechanics. We built this concept map from a literature review of articles, theses and books that identified alternative conceptions presented by students of different educational levels. Our goal was to show that you can represent schematically, in a single concept map, the possible intuitive relations between the physical concepts, namely that it is possible to establish a structure of alternative conceptions in physics. The teacher can use this kind of conceptual map in your daily planning. He may propose activities that provide the student explain their misconceptions and overcome them from group discussions.
Palavras-chave: mapas conceituais
concepções alternativas
ensino de física
conceptual maps
alternative conceptions
physics teaching
CNPq: Ensino de Ciências e Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
Citação: AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução de: Eva Nick et al. 2. ed., Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BAR, V.; ZINN, B.; GOLDMUNTZ, R.; SNEIDER, C. Children's concepts about weight and free fall. Sci. Educ. v.78, n.2, p.149-169, 1994. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229p. CARRASCOSA, J. El problema de las concepciones alternativas en la actualidad (parte I). Análisis sobre las causas que la originan y/o mantienen. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.2, n.2, p.183-208, 2005a. CARRASCOSA, J. El problema de las concepciones alternativas en la actualidad (parte II). El cambio de concepciones alternativas. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.2, n.3, p.388-402, 2005b. CARRASCOSA, J.; GIL, D. Concepciones alternativas en mecánica. Dinámica: Las fuerzas como causa del movimiento. Selección de cuestiones elaboradas para su detección y tratamiento. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/107
http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/111
Data do documento: Dez-2015
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